Uniesp Ambiental - Funda��o


EDUCAÇÃO NÃO SE LIMITA À SALA DE AULA

 

Este é um dos objetivos da UNIESP, que sempre expande para fora das salas de aula o seu projeto educacional. Daí a decisão de agir de forma efetiva na recuperação do Córrego Cedro, importantíssimo para a cidade de Presidente Prudente e região.

“O problema é que o consumo local é muito maior do que a capacidade de produção do córrego, o que aumenta o custo da água ao consumidor final”, explica Pedro Sérgio Mora Filho, coordenador de projetos da Fundação UNIESP. Mas tal situação não irá durar muito. Segundo previsões, dentro de no máximo oito anos o córrego estará completamente recuperado, “Desta forma, a capacidade de fornecimento de água aumentará em 20%, ou seja: metade da água consumida em Presidente Prudente será proveniente desta reserva, barateando o custo final”, salienta Mora. Contando com o apoio de empresas e órgãos locais, a Fundação UNIESP Solidária vem capitaneando todas as ações.

E a partir de 2008, quando a Câmara Municipal de Presidente Prudente transformou a área do Córrego Cedro de proteção e recuperação de manancial de abastecimento público municipal, o Ministério Público abriu expediente e chancelou o projeto. Isso foi muito importante, segundo Pedro Sérgio. “A partir de então, a ação ficou habilitada a receber recursos públicos. Tais doações são feitas de diversas formas: em dinheiro, mão de obra, mudas, produtos, etc.”, conta. O que é a Fundação UNIESP Solidária A UNIESP Solidária, instituição filantrópica ligada à UNIESP, foi constituída em 1999 e é de cunho social e educacional. Sua missão se baseia na consciência de que o fator embrionário da pobreza, da exclusão social e da criminalidade encontra-se na falta ou na escassez da Educação, único meio de evolução intelectual, social, cultural e social do indivíduo, do cidadão e do profissional que coabita o ser humano.

Com a missão de oferecer Ensino Superior de qualidade a todas as classes sociais, principalmente às populares, promovemos a inclusão por intermédio da prática de baixas mensalidades e da oferta de programas de bolsas resultantes de Projetos Sociais próprios e de parcerias com empresas, órgãos públicos, organizações e com os Governos Federal, Estadual e Municipal. Há anos, a UNIESP Solidária vem realizando o sonho de muitas pessoas de cursar uma faculdade e mudar a sua vida e a de sua comunidade. Tendo por objetivo inserir um número cada vez maior de jovens no ensino superior, capacitando-os para o Mercado de Trabalho e os transformando em cidadãos, a UNIESP Solidária abraça a recuperação da bacia do Córrego Cedro na certeza de que ações como esta valorizam o ser humano nos aspectos educacional, cultural e social.