Descrição
APRESENTAÇÃO:
Segundo o Prof. Dr. Milton Vieira Jr. em “Competências, formação e exercício profissional à luz do projeto pedagógico”, artigo publicado no livro “Tópicos emergentes e desafios metodológicos em Engenharia de Produção: casos, experiências e proposições”, publicação da ABEPRO, editado a partir das Sessões dirigidas do ENEGEP 2007, “o egresso de um curso de Engenharia de Produção deverá ter conhecimentos de processos e uma formação generalista que lhe permita ter uma visão sistêmica das organizações, de forma que os problemas possam ser tratados através de um processo de melhoria contínua, gerando-se sempre diversas alternativas para a tomada de decisão. É importante formar um profissional capaz de operacionalizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, mas também capaz de ter uma formação profissional continuada, com valores éticos e humanísticos consolidados. O aluno deverá desenvolver suas competências ao máximo, a fim de enfrentar situações novas, impostas pelas empresas, mercado e sociedade. O conjunto de habilidades e competências necessárias ao engenheiro de produção é dado pelas DCN (Diretrizes Curriculares Nacional) e pelas diretrizes da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção)”.
OBJETIVO: O curso de Bacharel em Engenharia de Produção da Faculdade de Ribeirão Preto possui o comprometimento com o desenvolvimento de competências que possibilitam ao estudante e futuro profissional, abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, levando em conta os níveis individuais, em grupo e organizacionais bem como as dimensões organizacionais, humana e tecnológica. O curso desperta e estimula as potencialidades da interação entre as empresas e a academia no tocante ao desenvolvimento e aplicação de metodologias e tecnologias da informação.
MERCADO DE TRABALHO: O mercado de trabalho desse profissional tem sido impulsionado pela mudança da base tecnológica da sociedade e pelo processo de modernização da economia brasileira. Adicionalmente, a estabilidade econômica está obrigando as organizações a darem maior atenção à contabilidade, finanças, custos, qualidade e planejamento, sendo hoje conhecimentos exigidos de parte significativa dos profissionais, ainda que de forma superficial. Sendo assim, o egresso do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ribeirão Preto, terá plenas condições de atuar nesse mercado competentemente, haja vista que sua formação acadêmica garantirá todas essas competências exigidas pelo mercado, como será demonstrado a seguir na descrição dos perfis de formação. Podemos dizer que o egresso do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ribeirão Preto tem o perfil geral descrito a seguir:
- sólida formação matemática, tecnológica, econômica e social;
- entre suas múltiplas competências destacam-se as de planejar, projetar, implantar e gerenciar sistemas integrados de produção/manufatura e de serviços que assegurem desempenho e confiabilidade e tendo como metas a lucratividade, eficácia, eficiência, adaptabilidade, flexibilidade, qualidade e o contínuo aperfeiçoamento de produtos e serviços;
- busca através de sua formação integrar pessoas, informações, materiais, equipamentos, processos e energia.
PERFIL PROFISSIONAL: Para a formação de um novo perfil profissional é fundamental oferecer elementos que conduzam a uma atuação consciente, primeiro no sentido da transformação da pessoa do profissional e, depois a manifestação de uma consciência crítica e criativa no sentido do novo profissional conseguir descobrir e consolidar novos caminhos de atuação, com vistas à construção de um mundo mais justo e mais saudável.
Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção - Bacharelado, apresenta uma proposta curricular capaz de oferecer ao futuro profissional conhecimentos, competências, experiências e vivências para uma atuação nos diferentes espaços abertos no atual mundo do trabalho, buscando:
- integração entre a IES e mercado de trabalho;
- utilização de novas tecnologias;
- consolidação do processo de socialização;
- fundamentação teórica;
- capacidade de atuar como agente transformador;
- formação profissional para criar, planejar, executar, gerir e avaliar situações profissionais específicas;
- conhecimentos que capacitem o profissional à transposição dos conteúdos específicos para as situações profissionais;
- flexibilidade curricular necessária para incorporar diferentes atividades em consonância com o constante avanço do conhecimento.
DIFERENCIAIS DO CURSO: Por já estar no mercado de trabalho, nosso aluno enxerga com clareza, possibilidades de capacitar-se em uma instituição de ensino superior que lhe oferecerá todos os conteúdos e atividades práticas necessárias, e encontra-se preparado pelo mercado, para exigir esse conteúdo e a qualidade da instituição. Além disso, esse contato estreito com o mercado que o aluno nos proporciona, oferece informações e condições que somados à qualificação e experiência do corpo docente, consolida um curso permanentemente atualizado e em conformidade com as exigências do mundo do trabalho, além de proporcionar acesso às indústrias, através de convênios para realização de pesquisas em campo, estágios e práticas laboratoriais. A preocupação com a integração dos conteúdos, a chamada interdisciplinaridade, está presente de maneira a demonstrar ao aluno como, na prática, as disciplinas se interrelacionam ao trabalharem a formação das competências apontadas no perfil de formação corresponde à disciplina. Para isso, desenvolve-se ao longo do curso o Projeto Integrado, que é um projeto co-orientado por diversos professores em diversas disciplinas, por exemplo: Gestão de Projetos, Contabilidade Gerencial e Gerência Financeira, Marketing, Projeto do Produto, Projeto da Fábrica, Empreendedorismo, Logística, Engenharia Econômica, Projeto Experimental 1 e 2 e todas as outras que funcionam como alicerces destas, que se encerram no penúltimo semestre, com a possibilidade de ser apresentado como trabalho de conclusão do curso. Todo esse conjunto de características faz da Engenharia da IES, um curso completo no sentido de oferecer ao aluno todas as condições para adquirir as habilidades e competências exigidas do Engenheiro de Produção.
RESUMO: E o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional e requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho.
ENDEREÇO
Rua São Sebastião, 1324 - Centro - Ribeirão Preto
VAGAS ANUAIS 100 Turnos de funcionamento: matutino e noturno
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO PORTARIA Nº 200, DE 14 DE JANEIRO DE 2004 - DOU de 16/01/2004
CARGA HORÁRIA 4.560 horas
MODALIDADE Presencial
INTEGRALIZAÇÃO Tempo mínimo: 5 anos ou 10 semestres
Tempo máximo: 8 anos ou 16 semestres
INGRESSO Processo Seletivo
Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova. A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.
Onde Estudar
Faculdade | Cidade | Estado |
---|---|---|
Faculdade de Andradina - FIRB | Andradina - Centro | SP |
Faculdade de Dracena - FAD | Dracena | SP |
Faculdade de Hortolândia - FACH | Hortolândia | SP |
Faculdade Monte Alto - FMA | Monte Alto | SP |
Faculdades Integradas de Nova Andradina - FINAN | Nova Andradina | MS |
Faculdade de Osasco | Osasco | SP |
Faculdade de Ribeirão Preto - AFARP | Ribeirão Preto | SP |
Faculdade do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro - Centro | RJ |
Centro Universitário do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro - Campo Grande | RJ |
Faculdade de Tiête | Tietê | SP |