A UNIESP tem História: Faculdade de Suzano

Data: 23/05/2021 | 0 Comentário

A Faculdade de Suzano tem uma longa e importante história desde que passou a fazer parte da UNIESP S/A, mas principalmente num passado muito recente . Na verdade, nos últimos dias por causa de sua sui generis Semana Jurídica UNISUZ  2021.

A Semana Jurídica UNISUZ 2021 começou no dia 17 de maio de 2021, às 19 horas,  com a abertura feita pela Presidente da UNIESP S/A, Professora Cláudia Pereira, que de maneira brilhante tratou da importância de um evento como o do porte da Semana Jurídica, que então era iniciada, não apenas para os docentes, mas principalmente para os alunos participantes, parabenizando o Diretor da UNISUZ, o Prof. Benedito Luiz Franco, e o Coordenador do Curso de Direito, Joaquim Rodrigues Guimarães, saudando, em seguida,  o Ilustríssimo Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, apresentando o tema A evolução tecnológica do Tribunal de Justiça. O Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco brindou a plateia com uma exposição de como aquele Tribunal está se estruturando à tecnologia disponível para oferecer à população um serviço de qualidade, ágil e humanizado.

O Professor Benedito Luiz Franco, ao agradecer a presença de todos, comunicou ao ilustre Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, que o Conselho Universitário da Faculdade de Suzano, por unanimidade de votos, lhe concedeu o título de Professor Honoris Causa, que lhe será em data a ser agendada.

Na segunda noite, em 18 de maio de 2021, a Semana Jurídica UNISUZ 2021 teve a honra de receber mais uma autoridade na área do Direito: a Dra. Eliana Passarelli, Promotora de Justiça, que abordou o importante e atualíssimo tema: Direito e a Pandemia. O evento contou também  com a presença do Presidente da OAB da cidade de Suzano, Dr. Welington Silva Santos, que sempre enalteceu  e participou de eventos como a Semana Jurídica na UNISUZ

Saudada pelo Professor Benedito Franco, a Dra. Eliana Passarelli fez questão de responder as inúmeras perguntas dos alunos e demais participantes, tendo recebido muitos elogios pelo chat.

Em 19 de maio de 2021, mais um ilustríssimo convidado veio abrilhantar a Semana Jurídica: o Dr. Ives Gandra, Jurista, Professor, Escritor, abordando o tema Reforma Tributária. Mais uma vez, a abertura dos trabalhos da noite foi feita pela Presidente da UNIESP S/A, a  Professora Cláudia Pereira, que também saudou o ilustrec convidado e parabenizou os envolvidos no evento.

O clímax da noite, além da magnífica palestra realizada pelo convidado, foi a homenagem feita ao Dr. Ives Gandra Martins : o título de Professor Honoris Causa, que lhe foi outorgado pelo Conselho Universitário, que muito emocionou nção apenas o Dr. Ives, mas todos os presentes.

No dia 20 de maio, às 9 horas, foram lançados dois livros: um deles de autoria dos Professores Alessandro Pereira de Azevedo e Fabicio Ciconi Tsutsui, Manual de Direito Penal, e outro de autoria do aluno Moacir Ferreira Silva, Justiça e Religião. Os autores apresentaram suas obras e exposição durante a live.

Para encerrar a Semana "com chave de ouro" e  dando continuidade ao altíssimo nível alcançado pelo evento, nos dias 20 e 21 de maio, os convidados e os temas por eles abordados foram: Direito do Consumidor na Prática e Casos Curiosos, apresentado pelo Dr. Dori Boucault, Advogado, Palestrante e Consultor, e Direito Digital, exposto pelo Dr. Lucas Maldonado Diz Latini, muito elogiados pelos participantes.

A Semana Jurídica UNISUZ 2021 fez história, pois nunca um evento realizado nesta importante Faculdade da UNIESP S/A conseguiu reunir tantas celebridades do Direito Brasileiro numa só semana!

A excelência dos convidados e de suas exposições sobre temas de suma importância, não apenas levaram conhecimentos aos participantes, mas  também muita emoção, tornando a semana de 17 a 21 de maio de 2021 um conjunto de noites mágicas e inesquecíveis na história da UNIESP e da UNISUZ!

Afinal, a Semana Jurídica UNISUZ 2021 teve a intercessão de Santo Ivo, o Santo Protetor dos Advogados, que também ganhou uma homenagem: um ato ecumênico realizado na manhã do dia 19 de maio, Dia de Santo Ivo!

Por Rosa Beloto