Informações Gerais
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições.
A avaliação compreende:
Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e é orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep; a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.
CPA- Comissão Própria de Avaliação
A Auto avaliação da FAER está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige, numa perspectiva de avaliação formativa.
Na auto avaliação todos os envolvidos apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem. O grande desafio que enfrenta, é o de procurar captar o sentido comum de existir como Instituição de ensino, construído por professores, alunos e funcionários, que nela atuam, sem perder de vista a diversidade e a complexidade das ações.
A auto avaliação visa também a continuidade de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidade.
A CPA em resumo pretende questionar as finalidades das atividades oferecidas pela IES, identificar as causa e as deficiências, fortalecer as relações de cooperação, perceber e valorar permanentemente a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição, prestar contas à sociedade e estreitar a relação da Instituição com a comunidade.
Membros do CPA: