CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições.

A avaliação compreende:

Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e  é orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa
 – Realizada por comissões designadas pelo Inep; a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.

CPA- Comissão Própria de Avaliação

A Auto avaliação da FAER está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige, numa perspectiva de avaliação formativa.

Na auto avaliação todos os envolvidos apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem. O grande desafio que enfrenta, é o de procurar captar o sentido comum de existir como Instituição de ensino, construído por professores, alunos e funcionários, que nela atuam, sem perder de vista a diversidade e a complexidade das ações.

A auto avaliação visa também a continuidade  de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidade.

A CPA em resumo pretende questionar as finalidades das atividades oferecidas pela IES, identificar as causa e as deficiências, fortalecer as relações de cooperação, perceber e valorar permanentemente  a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição, prestar contas à sociedade e estreitar a relação da Instituição com a comunidade.


Membros do CPA:

Presidente - Daniela Queila dos Santos Bornin
Docente - Marcelo Cristiano Pendeza
Técnico administrativo - Susimara Aparecida de Andrade Ferreira
Sociedade - Wagner Silva de Oliveira
Discente - Gibson Alexandre de Oliveira

 

Arquivos


Documento Download
Regulamento CPA
Relatório CPA
Relatório CPA - 2020
Relatório CPA - 2021
Relatório CPA - 2022