Publicações

Nova Andradina: Professor Sérgio Dias Maximiano publica em Coluna Retratos

Data: 05/03/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

O docente do curso de Direito das Faculdades Integradas de Nova Andradina - FINAN, Sérgio Dias Maximiano, é colunista no site Coluna Retratos e teve seu texto "Você conhece Gestão por HOLOCRACIA?" publicado na editoria Na Linguagem do Empresário.

Confira o texto do professor Sérgio Dias:

"Devo adiantar que não existe um modelo certo ou errado de Gestão para sua Empresa, mas existe um modelo ideal de acordo com momento ou o tipo de negócio que você realiza. Entre tantos modelos de gestão quero apresentar o modelo de HOLOCRACIAque é um modelo sem chefes.

Antes de dizer quais vantagens e desvantagens deixe me explicar sobre ela. Este modelo foi criado e patenteado por Brian Robertson, um desenvolvedor de software que não concordava com sistema hierárquico que por vezes é muito rígido.

Em 2015 foi adotado por uma gigante empresa americana ZAPPOS, uma varejista de calçados. Neste modelo de gestão a autoridade é distribuída, são formados pequenos grupos ou círculos de pessoas e todos são integrados entre si, a gestão não fica exatamente na mão de uma autoridade sobre eles, mas em cada grupo esta autoridade se reveza.

As vantagens é que as decisões são tomadas mais rapidamente, são dinâmicas, há mais comprometimento entre as responsabilidades e decisões tomadas. O Proprietário da Empresa consegue gerir melhor o negócio pois seu tempo ficará a disposição para criação e pensar nas expansões.

Para os empregados há vantagem no ganho salarial sendo que neste caso há distribuição de rendas, não há hierarquia todos ganham sendo que todos participam de tudo.

Veja que neste modelo a função pode ser desempenhada por mais de um colaborador, desta forma se houver saída para outro setor ou até da empresa, o próprio grupo se organiza. O Único fator negativo aparentemente neste modelo é que o proprietário precisa ter facilidade de comunicação para que isso seja implantando e mantido e não deve ser auto centralizador.
Como visto neste modelo a centralização está no propósito da empresa e nas necessidades do individuo e não nos gestores em si.

Bom, Infelizmente não conseguimos esgotar o assunto aqui, mas fique a vontade para escrever para e-mail abaixo que responderei com maior satisfação".

Fonte:http://www.colunaretratos.com.br/noticias/na-linguagem-do-empresario-%E2%80%93--voce-conhece-gestao-por-holocracia 

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!