CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Avaliação Institucional dos cursos da FANOVA - Faculdade de Administração de Nova Andradina, da FACINAN - Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina (que oferece os cursos de Ciências Contábeis e Direito) e  da FENA - Faculdade de Educação de Nova Andradina (que oferece o curso de Pedagogia, mantidas pela ASSECS - Associação Educacional do Cone Sul.

A função da CPA é coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição e mantém interrelação com Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que estabeleceu a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), como órgão colegiado de supervisão e coordenação do SINAES.

Entende-se que o processo de avaliação é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer instituição e deve estar pautado na preocupação de promover uma política de reflexão sobre a prática cotidiana da instituição, apontar “pontos positivos” e “pontos negativos”, mensurar sua real situação e oportunizar a compreensão real da situação, no sentido de apresentar sugestões que possivelmente darão suporte para algumas mudanças e/ou adequações a fim de que haja o efetivo alcance das metas e objetivos traçados.

Em atendimento ao regimento interno da instituição e as leis e objetivos que regem a avaliação institucional, integram essa avaliação membros que representam o corpo docente, discente, funcionários administrativos e membros da sociedade sem vínculo com a instituição.

As metas da comissão serão de estabelecer os objetivos e normas da aplicação dos relatórios, a coleta das informações, a análise dos dados coletados e a sua divulgação, pautados sempre na transparência, na democracia e na veracidade.

Espera-se que os resultados apresentados por esta avaliação deem condições para que se estabeleça um panorama real da situação a qual a instituição está inserida, cujos dados obtidos resultarão num documento fundamental para o desenvolvimento de novas ações, principalmente consolidando a participação da Instituição na sociedade.

Desse modo, acredita-se que avaliação institucional se consolidará como um processo contínuo e fundamental para o crescimento da IES.

Composição da CPA:

Segmento que representa

Claudia de Campos Dias Turra

Coordenadora

Cleverson Alves Fernandes

Docente

Diego Araújo de Matos

Discente

Júlio Cesar dos Santos Nogueira

Técnico Administrativo

Geni Pereira dos Santos

Comunidade Externa (representante da sociedade civil – SINCONOVA)

Objetivo Geral da Comissão Própria de Avaliação:

Condução dos processos de avaliação internos das Instituições mantidas pela ASSECS, sistematização e prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, na forma prevista no art. 4º da Resolução que a instituiu, obedecidas as diretrizes para autoavaliação das instituições, estabelecidas pela CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Objetivos Específicos da Comissão Própria de Avaliação:

Deliberar sobre o encaminhamento e/ou consultas propostas pelo INEP ou outros órgãos, instituições e particulares;
Divulgar dados e informações relevantes ao domínio público do desempenho da Faculdade;
Firmar convênios e parcerias visando o desempenho de suas atribuições;
Propor medidas de estímulo à participação dos estudantes no ENADE;
Deliberar sobre consultas junto ao INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, visando esclarecimentos e interpretação dos direitos e deveres da Instituição e da CPA relativos aos processos avaliativos;
Fixar a política de avaliação que orientará as atividades de auto-avaliação;
Deliberar sobre relatórios, informações e dados produzidos, no âmbito das atribuições previstas na legislação;
Oficiar a direção e aos representados a vacância do cargo de membro da CPA, estabelecendo prazo máximo para a indicação de novo representante;
Solicitar ao diretor o custeio de despesas necessárias ao regular funcionamento da CPA.

Dimensões Avaliadas 

Dimensão 1– A missão e o plano de desenvolvimento institucional

Dimensão 2– A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo a produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

Dimensão 3– A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Dimensão 4– A comunicação com a sociedade.

Dimensão 5– As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

Dimensão 6– Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

Dimensão 7– Infraestrutura física, especialmente de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

Dimensão 8– Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional. 

Dimentsão 9– Políticas de atendimento aos estudantes.

Dimensão 10– Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Considerações Finais

Através da avaliação a instituição aprecia, questiona e acompanha o seu próprio trabalho, definido prioridades de desenvolvimento, tendo condições de avançar numa linha qualitativa, buscando o seu compromisso científico e social.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa e ocorre a elaboração de um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo, com a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados.

Arquivos


Documento Download