UNIESP – Nova Andradina: Faculdade de Nova Andradina organiza palestra sobre o tema

Data: 26/10/2017 | 0 Comentário

No dia 27 de outubro de 2017, haverá uma palestra organizada pela Faculdade de Nova Andradina – FINAN, com o tema Adolescente e Justiça: Medidas Socioeducativas, na Câmara Municipal de Nova Andradina, com o prof. dr. Paulo Paes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Campo Grande. A palestra será aberta ao público, e acontece às 19h, na Câmara Municipal de Nova Andradina.

O prof. Paulo Paes é Pós-doutor pela PPGSSPS-UEL; doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos; mestre em educação e graduação em artes visuais pela Universidade federal de Mato Grosso do Sul. É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (artes visuais e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de artes visuais; emancipação humana; socioeducação; direitos humanos; redução de danos; e Psicologia Histórico-Cultural com foco em Vigotski.

Na oportunidade será possível discutir a situação dos adolescentes envolvidos com a criminalidade, colocando em tela os motivos que levam adolescentes a cometerem atos infracionais. É necessário discutir se antes tiveram seus direitos negados, negligenciados, sofreram violência e por fim tornaram-se violentos. A sociedade os tornou violentos? Na discussão proposta pelo prof. Paulo, compreende-se que nos países em que seus direitos são garantidos os índices de criminalidade na adolescência são infinitamente menores que no Brasil. Hoje, quase 30 mil adolescentes estão presos no Brasil, mas estão em unidades especiais para adolescentes, que não são tão boas quanto deveriam, mas são infinitamente melhores que o sistema carcerário.

Outro assunto que deverá ser debatido na palavra do prof. Paulo é a redução da maioridade, pois vale analisar os movedores sociais que tem colocado nas mãos do crime organizado milhares de adolescentes todos os anos. Paulo Paes costuma salientar em suas palestras que quem manda numa penitenciária não são os profissionais, mas o crime organizado. Para sobreviver ali é preciso se aliar a um grupo, e quando o sujeito sai da cadeia tem que “pagar” o favor. Quanto mais repressão e violência institucional mais violenta se torna a sociedade.

Neste sentido, a FINAN aproveita para convidar a sociedade em geral para o evento desta sexta feira, 27/10, às 19h, na Câmara Municipal de Nova Andradina, que após a fala do prof. Paulo, abrirá para questionamentos do público em geral.