UNIESP – Nova Andradina: Docente da FINAN é entrevistado por jornal local sobre sua profissão e os desafios enfrentados

Data: 19/10/2017 | 0 Comentário

No dia 15/10, em comemoração ao Dia do Professor, o professor do curso de Direito e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas das Faculdades Integradas de Nova Andradina - FINAN, dr. Fernando Z. Mitsunaga, concedeu entrevista ao site do Jornal da Nova, para falar um pouco sobre como é ser professor na área acadêmica na atualidade, mencionando inclusive as dificuldades encontradas.

Confira abaixo, e na íntegra, a fala do professor para a entrevista ao Jornal:

Fernando Zanelli Mitsunaga é professor universitário da faculdade de Direito da FINAN/UNIESP. O advogado acredita que ser professor, antes de mais nada, é uma grande troca de conhecimento. Destacando um ditado que diz: “Ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha nada a ensinar”, ele diz que vive isso todos os dias na Universidade. “Ás vezes, aprendo mais do que ensino, e essa troca de experiências é que torna fascinante a arte de lecionar”.

Graduado na UFGD (Universidade Federal Grande Dourados) e pós graduado pela Uniderp/Anahnguera, Fernando leciona desde 2008. A primeira experiência foi no ensino técnico de marketing na escola Nair Palácio de Souza. “Foi uma experiência incrível, por que eu fui aluno da escola, cursei todo meu ensino médio lá e, de repente, me vi na sala dos professores com vários daqueles que tinham me dado aula. Desde 2012, sou professor na FINAN/UNIESP no curso de Direito”, conta.

Ele brinca que não escolheu ser professor, foi à docência quem o escolheu. “Minha formação é em Direito, eu sou advogado, mas desde os tempos da faculdade eu já dava aulas como aluno monitor. Na verdade, acho que ser professor tá no meu DNA, meu pai é professor eu herdei dele o amor pelo magistério”, esclarece.

Na sua opinião, o maior desafio que se apresenta aos professores é a utilização da tecnologia no ensino. “Se por um lado a evolução tecnológica é muito benéfica, para quem está a frente de uma sala de aula, muitas vezes, ela é um problema, é difícil prender a atenção do aluno. O celular é sempre mais interessante que o professor, o notebook/tablet sempre é mais atrativo”, pontua o educador.

No caso do professor do ensino superior, a melhor recompensa e satisfação é ver a evolução do acadêmico, não só enquanto profissional, como também ser humano. “Encontrar com ex-alunos nos corredores dos “Fóruns”, presenciar eles exercendo seu ofício com dignidade e competência; e saber que, de alguma maneira, você contribuiu para o crescimento pessoal/profissional daquela pessoa é motivo de muito orgulho e satisfação”, finaliza.”

A matéria completa pode ser acessada no link