Publicações

UNIESP - Nova Andradina: Curso de Direito da FINAN completa 10 anos e é destaque em jornal local

Data: 25/09/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Ao completar 10 anos de oferta do curso de Direito, a UNIESP de Nova Andradina ganhou destaque em jornal local, confira abaixo a matéria na íntegra. Ao final, confira o link da matéria originalmente publicada: 

A Faculdades Integradas de Nova Andradina - FINAN é uma Instituição de Ensino que prima pelo compromisso e excelência na qualidade do ensino oferecido aos acadêmicos. E uma missões a que se propõe é a formação profissional, humana e ética dos estudantes, aliada a preparação de profissionais competentes para o mercado de trabalho.

O Curso de Direito, que comemora 10 anos neste mês, faz parte dessa história de sucesso e conquistas. Por uma década, formou e capacitou 322 de alunos, com índice de aprovação no exame de admissão aos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em torno de 40%, sendo um dos cursos com melhor avaliação e nota no MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Para celebrar o sucesso da instituição, que cresce a cada ano como centro de excelência no ensino no campo jurídico, será realizado o tradicional encontro de pesquisas e um Baile de Gala, com a participação dos docentes, direção, acadêmicos, ex-alunos.

O coordenador do curso, Stenio Ferreira Parron, é um dos profissionais que acompanhou essa década de história. Ele chegou para atuar como professor em 2008, um ano após a criação do curso. Em 2012, se tornou o coordenador. Com toda experiência e dedicação, leva ao corpo docente todo o apoio necessário para o rendimento e a qualidade do ensino.

Coordenador do curso, Stenio Ferreira Parron – Foto: Glaucia Piovesan/Jornal da Nova

“Tenho o privilégio de crescer junto com o curso e os alunos. Quando cheguei, era apenas especialista em processo civil. Fiz mestrado, com apoio de subvenção da Uniesp e me tornou mestre. A instituição proporciona este crescimento profissional e o desenvolvimento dos alunos. Ainda temos muito a crescer, mas é evidente a evolução rápida e os resultados alcançados. Isso nos dá a convicção de que estamos no caminho certo”, avalia Stenio Parron.

Profissionais formados na Uniesp Nova Andradina hoje trabalham nos mais diversos ramos do direito. Aprovados em concursos públicos nas funções de oficial de registro, analista judiciário, carreira pública no INSS e outros órgãos públicos. Há ainda aqueles que se firmaram na advocacia ou que optaram pela academia.

A professora de Direito Civil há três anos no quadro de docentes da Uniesp, Naira Benante Cracco Lopes, integrou a primeira turma de formandos do curso de direito da instituição, em agosto de 2012, mês em que passou no concurso do Tribunal de Justiça, como analista judiciária.  

A professora conta que antes de chegar a cursar direito na Uniesp, passou por outras três universidades, mas encontrou aqui diferenciais fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional. “O que mais me atraiu foi a qualidade professores, preocupados com o conteúdo, em oferecer um curso de excelência e não mais um curso, entre tantos outros. A preocupação não é de produzir uma fábrica de diplomas. O compromisso da instituição é formar o aluno não apenas tecnicamente, mas com fundamento humano. Isso fez o curso da Uniesp crescer e se fortalecer ao longo desta década”, pontua Naira.

Professora de Direito Civil há três anos no quadro de docentes da Uniesp, Naira Benante Cracco Lopes – Foto: Glaucia Piovesan/Jornal da Nova

Outro diferencial do curso apontado pelos professores é a capacidade de transformar a vida das pessoas, abrir novos horizontes e fazer enxergar as coisas sob uma ótica mais global.

“O aluno que opta pela Uniesp pode mudar sua vida, como já mudou a vida de muitos que estão na instituição. Ás vezes, não é a mudança apenas de uma profissão, mas uma mudança de vida que o curso tem proporcionado as pessoas. Ver a vida sob uma outra ótica, enxergar novos horizontes e ter um futuro melhor”, propõe o coordenador.

Para a bacharel Naira, é visível a mudança de um aluno do primeiro para o quinto semestre. “O direito é algo que influencia e te faz apaixonar todos os dias. Além disso, tem um leque muito grande de oportunidades para atuar. Para mim, é algo fascinante, te propicia uma constante evolução como cidadã e te obriga a se atualizar sempre”, ressalta.

Concurseira de carteirinha e a analista judiciária atua na 3ª Vara da Família, ela dá uma dica para quem pretende ingressar na carreira jurídica. “O estágio é imprescindível. A grade do curso é grande, o direito é muito amplo. Então, tem matérias que não é possível explicar o aspecto teórico e o prático. Temos prática das disciplinas mais comuns como penal e civil. Então, o aluno deve aliar o conhecimento teórico ao estágio para estar preparado para o mercado de trabalho”, aconselha.

Nesse sentido, a Uniesp disponibiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas, que oferece ao aluno a vivência da rotina de um escritório de advocacia e o contato com demandas diferenciadas que exigem uma reflexão apurada sobre os conteúdos jurídicos, ministrados em sala de aula, e interpretação das normas vigentes. Nessas oportunidades o aluno começa a exercer e expandir seus conhecimentos fora da sala de aula. Todas essas ações são acompanhas pelos professores e pela coordenação.

O estudante Marcos Custódio Freitas de 24 anos, está no último semestre do curso e passou no exame da OAB quando ainda cursava o 9° semestre. Atualmente, ele trabalha como assistente de uma magistrada no Fórum e ingressou como aluno especial na UFGD, no mestrado de antropologia.

Para ele, a estrutura do curso, a qualidade do corpo docente, o apoio e suporte durante as aulas e, principalmente, extra sala de aula foram essenciais para sua trajetória bem sucedida como acadêmico.  “A princípio, não tinha uma noção muito grande da matéria. A medida que o curso foi avançando, as aulas específicas do direito, meu interesse foi aumentando. Assim, criei uma paixão pelo estudo.  A partir das experiências, das vivências com os professores, que são ótimos, me proporcionaram este contato direto e, consequentemente, abriu portas para o mercado de trabalho. Ingressei em estágios e participei de processos seletivos no Ministério Público e Tribunal da Justiça, através dos professores que me incentivaram e auxiliaram. Os professores me abriram os caminhos com seus apontamentos diários, me mostraram as possibilidade dentro da profissão. Me sentido preparado para enfrentar a grande concorrência no mercado de trabalho”, relata o estudante que é um dos formandos deste ano de 2017. 

O Baile de Gala em comemoração aos 10 anos do curso de direito acontecerá no dia 22 de setembro no Conviver.

(Fonte- Jornal da Nova)




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!