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OUTUBRO ROSA

Data: 16/10/2024 | 0 Comentário


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Prof. Me. Luiz Carlos Ferreira – Coordenador do curso de Enfermagem da FAMA 

Outubro Rosa é uma campanha internacional que busca a promoção, conscientização da sociedade em geral sobre o câncer de mama, e a importância de sua prevenção.

O evento começou a ganhar força na década de 80, nos Estados Unidos, à medida que se entendia a necessidade de prevenção contra essa doença, manter um acompanhamento médico regular a fim de garantir um diagnóstico precoce em caso de identificação da doença.

A campanha do outubro Rosa é fundamental para que as mulheres se orientem sobre manterem o acompanhamento médico a fim de se prevenirem do câncer de mama, esta ação é marcada por ações governamentais, de instituições médicas e da sociedade civil.

Outubro Rosa deve início no Brasil com as primeiras ações no sentido de incentivar e divulgar informações a respeito do câncer de mama, em 2002 quando um monumento em São Paulo foi iluminado com a cor rosa para fortalecer a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

A campanha do outubro Rosa se tornou iniciativa regular na sociedade brasileira somente a partir de 2008, quando alguns estados passaram a “celebrar” a campanha e a promover ações de conscientização médica.

Debates, ações informativas, campanhas também começaram a se fortalecer. Foi oficializado aqui a partir da Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018, essa lei federal

 estabelece algumas ações obrigatórias para o mês de outubro entre elas palestras e iluminação de prédios públicos, monumentos e construções com a cor rosa.

Essas ações vieram com um leque de transformações no atendimento, promoção em saúde e ficou estipulado como símbolo o laço rosa da campanha pela prevenção contra o câncer de mama. A instituição responsável por transformar o laço rosa em símbolo da campanha foi a Fundação Susan G. Komen fort the Cure.

O crescimento da campanha contra o câncer de mama no mês de outubro cruzou fronteiras estadunidenses, chegando ao Brasil e a diversos outros países como Canada, Australia, Alemanha, entre outros.

Tem como marco e objetivos: procurar diferentes meios para fazer que a informações fundamentais cheguem à população. Seus principais objetivos são:

Conscientizar a respeito do câncer de mama.

Conscientizar a respeito da importância da prevenção. Incentivar o diagnóstico precoce.

Importância de um tratamento de sucesso.

Divulgar meios corretos para a prevenção da doença.

Combater a desinformação.

Divulgar grupos e instituições que forneçam auxílio para pacientes que enfrentam a doença.

CANCER DE MAMA.

É um tipo de câncer que afeta as mamas, sendo maias comum entre as mulheres em todo mundo, sendo evento raro em homens.

Geralmente seu diagnóstico surge em exame de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios.

O exame monográfico é o principal exame realizado para diagnostico e deve ser realizado por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção, entretanto em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem ser não sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia é importante ressaltar que o autoexame junto ao exame periódico pode salvar vidas. 

Referências:

"REDAÇÃO. Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13733.htm?hsCtaTracking=b25451e9-2b15-4b3e-a11e-a3f6eb9fb6619864bf56-e8b1-4af0-99d4-dc9aa445cb11."




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