Informações Gerais
Você sabe como surge a CPA?
Com o propósito de assegurar a melhoria na qualidade de Ensino, o Ministério da Educação promulgou a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No artigo 11, as Instituições de Ensino Superior foram orientadas a instituírem uma Comissão Própria de Avaliação.
E o que é a CPA?
Como o nome aponta é uma comissão própria, ou seja, específica para cuidar da avaliação de toda a Instituição de Ensino onde ela está inserida. Tem como responsabilidade a condução dos processos internos de avaliação, viabilizando a investigação sistemática, permanente e ampla, que permitirá a obtenção de informações de ordem interna e externa sobre o desempenho da Instituição. Tem em vista a emissão de juízo de valor e a tomada de decisão, visando à necessidade de viabilizar melhoria contínua de tudo o que envolve a Instituição: ensino e as condições de ensino, englobando com isso, as pessoas (professores e membros do corpo técnico-administrativo, coordenadores e direção), a infraestrutura, os serviços, enfim, tudo o que é importante para que o serviço educacional aconteça com qualidade.
Como ela é composta?
A composição da CPA deve ser feita com a representatividade de todos os segmentos da Instituição de Ensino, devendo ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, ou seja, o número de representantes deve ser igual, considerando cada segmento.
Em suma, quais os objetivos da CPA?
Entre os objetivos mais gerais, podemos destacar:
a) conduzir o processo de auto-avaliação da Instituição, bem como os de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, que responde pela avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, à serviço do MEC.
b) sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica para fixar a identidade institucional, explicitando a visão, a missão e os valores da Instituição. Tendo em vista a necessidade de obter a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e dos serviços administrativos, visando o interesse da comunidade, a satisfação das necessidades sociais detectadas e o perfil de sociedade/cidadãos pretendidos pela Instituição.
c) integrar os diversos procedimentos internos de avaliação, bem como viabilizar a integração com os sistemas governamentais de avaliação.
d) oferecer a devolutiva de todos os processos avaliativos, sobretudo apresentando as medidas corretivas, após aprovação da Direção da Instituição.
Destaca-se ainda como objetivos específicos da CPA:
a) deflagrar um processo de autocrítica de toda a comunidade acadêmica;
b) dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de auto-avaliação da Instituição;
c) obter subsídios para o planejamento institucional;
d) obter subsídios para a montagem e a atualização do quadro de indicadores de qualidade nos trabalhos desenvolvidos pela Instituição;
e) servir de instrumento de avaliação dos cursos oferecidos pela Instituição;
f) avaliar o desempenho docente no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão;
g) avaliar o desempenho técnico-administrativo;
h) avaliar, sob uma perspectiva administrativa, as condições, o planejamento e a execução do processo ensino-aprendizagem;
i) identificar a qualidade, a quantidade e a adequação dos serviços administrativos;
j) apontar a realidade da infraestrutura em que os serviços são realizados;
Como acontecerá o processo de Avaliação das Faculdades do Grupo Educacional UNIESP?
Temos dois momentos distintos da avaliação, promovido pela CPA, a saber:
1. Sempre no mês de Maio, teremos a avaliação de satisfação. Esta avaliação subsidiará a tomada de decisão para ser um importante instrumento de gestão, tendo em vista a necessidade de cumprir com os objetivos propostos anteriormente;
2. Sempre no mês de Outubro teremos a avaliação Institucional. Esta avaliação é baseada em dez dimensões, constantes na Lei nº 10.861, artigo 3º, englobando toda a Instituição e com a participação de todos os segmentos. A partir desta avaliação cada Instituição protocola no sistema e-mec (um sistema eletrônico do MEC onde são tramitados os processos de avaliação, regulação e supervisão do ensino superior), um relatório anual, até 31 de março de cada ano.
Quem avalia saberá do resultado da avaliação?
Após a aplicação da avaliação os resultados serão estatisticamente trabalhados e apresentados para que cada setor competente avalie a possibilidade de tomar medidas corretivas para melhorar o processo, após este importante momento, será divulgado para toda a comunidade os resultados da avaliação e as medidas corretivas que serão tomadas, fruto deste importante processo.
Como você já aprendeu um pouco mais sobre a CPA, agora, reconhecendo o quanto a avaliação é importante para garantir a melhoria da sua Instituição, não perca tempo, participe.
Membros da CPA
Coordenador:
Prof. Dr. Ronaldo Aparecido Da Silva
Representante Docente:
Profa. Ma. Delma Goncalves
Representante do Pessoal Técnico Administrativo:
Sra. Renata Santos De Souza Ramos
Representante Discente:
Sr. Paulo Hermann Da Silva Kempkes
Representante da Comunidade Externa:
Sr. Felipe Eduardo de Oliveira Salvione
Fundamentação Legal
I) A Comissão Própria Faculdade Mauá (FAMA), fundamenta-se nos seguintes atos legais:
- Lei nº 10.861, de 14/04/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);
- Decreto 5.662, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394 de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
- Decreto, de 28/05/2004, que compõe a Comissão Nacional de Avaliação de Educação (CONAES);
- Portaria nº 2.051, de 09/07/2004, que regulamenta os procedimentos do SINAES;
- Portaria INEP nº 31, de 17/02/2005, que indica e estabelece os procedimentos das avaliações externas das IES.
II) - Documentos do SINAES / CONAES / INEP
- SINAES – da Concepção à Regulamentação;
- Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior, de 26/08/2004, parâmetro básico para orientar a execução da avaliação institucional;
- Orientações Gerais para o Roteiro de Auto-Avaliação das Instituições – 2004;
- Resolução nº 01, de 11/01/2005, que estabelece prazos e calendário para Avaliação das Instituições de Educação Superior.
III) – Regulamentação elaborada pela Comissão Própria de Avaliação da FAMA.
Autoavaliação
Auto-avaliação : Análise interna da Faculdade nos aspectos acadêmicos e administrativos.
- O que é e o que deseja ser;
- O que de fato realiza;
- Como se organiza, administra e age;
- Sistematização de informações;
- Identificação de práticas exitosas;
- Percepção de omissões e equívocos, a fim de evitá-los nos futuro;
- Exame da coerência do projeto institucional e sua realização.
Focos da Autoavaliação
- Analisar a Faculdade do ponto de vista das 10 dimensões previstas no SINAES;
- Identificar potencialidades e fragilidades nos aspectos acadêmicos e administrativos.
- Ser um elo entre os anseios da comunidade acadêmica e dirigentes institucionais;
- Nortear e acompanhar as ações de melhorias realizadas pela Faculdade a partir dos relatórios parciais e finais produzidos ao final de cada processo de pesquisa.
- Ser núcleo disseminador e gerador de conhecimento da Faculdade acerca de sua realidade.
- Dar enfoque ao trabalho coletivo e não ao individual;
Metodologia da Pesquisa
- Todos os questionários destinados a: Professores, Alunos, Coordenadores e Funcionários são aplicados pela Internet ou Intranet, obedecendo as diretrizes da UNIESP. Tal procedimento é adotado visando otimizar os recursos digitais de cada unidade do grupo e sempre tendo como princípio contemplar 100% dos públicos.
- Os instrumentos de coletas de dados foram elaborados visando atender os pré- requisitos previstos nas 10 Dimensões do SINAES;
- Em princípio, vislumbra-se avaliar cada AGENTE por meio de questionários de ordens quantitativa (semi-estruturados e categorizados) e qualitativa (focus groups) para mensurar a realidade institucional em suas diversas instâncias previstas na regulamentação do ensino superior;
- Todos os questionários são aplicados via Internet;
- Os dados coletados nesse processo são tabulados, recebendo tratamento estatístico e analítico pelos membros da CPA para posterior divulgação.