CURSOS




Serviço Social

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3380 Horas

Patrícia Romano (patrícia.romano@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

Mercado de Trabalho

Têm aumentado as vagas nas capitais. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas. Mas a maior parte das vagas ainda é no setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Todo o conteúdo é voltado para que o aluno compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O principal objetivo do curso é formar um profissional capaz de criar e implementar programas cuja finalidade seja a transformação social. Para isso, a grade curricular inclui sociologia, teoria política, filosofia e economia, além de conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais, como sindicatos, escolas, creches, ONGs e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

 

Autorizado pela Portaria: SESu nº 1909 de 22/08/2001 – D.O.U. de 24/08/2001
Reconhecido pela Portaria: SESu nº 677 de 27/09/2006 – D.O.U. 28/09/2006
Renovação de Reconhecimento pela Portaria: SESu nº 1 de 06/01/2012  – D.O.U. 09/01/2012
Processo de Renovação de Reconhecimento: nº 201503544
Estágio Supervisionado: 420 horas
Atividades Complementares: 200h 

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Adriana Brito da Silva
Alexandre Alberto Gonçalves Da Silva
Ana Maria Affonso Cunha
Andreia Agda Silva Honorato
Antonia Márcia Araujo Guerra Urquiza Valdivia
Claudilene Pereira de Souza
Claudio Bartolomeu Lopes
Cleusa Cristina dos Santos
Eloísa Gabriel dos Santos
Marcela Hiluany
Marcelo Antonio da Silva
Marco Antonio Pillon
Maria Cristina de Oliveira
Raquel Helena Quintino de Oliveira
Vanice Aparecida Alves
Weber Lopes Góes