CURSOS




Processos Gerenciais

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial





1880 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Considerações Gerais

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pretende oferecer à indústria e às empresas prestadoras de serviços, um profissional preparado para identificar, analisar e caracterizar desde os menores até os maiores problemas industriais, mercadológicos, de serviços e urbanos nos âmbitos técnico, administrativo e gerencial, propondo soluções viáveis sob o ponto de vista técnico, econômico e de gestão geral, bem como participar desde a construção e montagem de sistemas administrativos até a operação dos mesmos através da supervisão das atividades de operação e manutenção até a melhoria de eventuais não conformidades dos sistemas existentes.

Desta forma o Tecnólogo em Processos Gerenciais deve atender todas as necessidades de qualquer tipo de empresa, seja ela de serviços, transformação e outras, que tenha um determinado tipo processo e que necessite resolver as possíveis não conformidades de impacto operacional, técnico ou até mesmo gerencial causados pelas inúmeras variações situacionais que venham a influenciar suas atividades meio e fim. Esse profissional deverá também estar voltado para novas tecnologias que estejam ou venham a ser desenvolvidas e oferecidas no mercado, e estar apto para engajar-se em projetos de diversas áreas da organização. Para exercício de suas atribuições, o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FAMA- Faculdade de Mauá deverá possuir competências / habilidades para: coletar, identificar, analisar e caracterizar os processos administrativos; identificar e resolver problemas operacionais nas várias unidades de negócio; avaliar e controlar o desempenho de processos. Para tanto, deverá interpretar organogramas, fluxogramas de processo e cronogramas. Deverá, também, identificar em processos administrativos as oportunidades de melhoria, no sentido de diminuir os custos operacionais.

Habilitação e Regulamentação da Profissão

A habilitação do profissional tecnólogo em Processos Gerenciais é reconhecida pelo CRA – Conselho regional de Administração -, tendo este profissional o registro denominado “Administrador Tecnólogo em Processos Gerenciais”, por esta entidade, cujo documento de identificação profissional é reconhecido nacionalmente. A formação é reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura com a mesma denominação.

O respectivo curso foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 89, D.O.U. de 17/03/2008.

Objetivos do Curso

Os objetivos do Curso superior em Tecnologia em Processos Gerenciais são:

- Promover a especialização de profissionais ao Curso proposto, de modo a proporcionar aprofundamento de conhecimento técnico e científico, em nível teórico e prático, ministrado com metodologia atualizada;
- Promover a discussão de temas atuais, especialmente aqueles que impactam o ambiente financeiro, econômico, social, cultural e ambiental, como a globalização de mercados, o surgimento de uniões entre países, tais como: União Européia, Mercosul, Nafta, Alca etc.;
- Proporcionar a profissionais que já atuam em empresas e, especialmente dentro da área financeira e contábil, a atualização através das recentes mudanças na legislação ocorridas e implantadas pelas empresas;
- Proporcionar àqueles que necessitam de uma formação rápida, a possibilidade de atualização com informações ministradas por docentes que além desta prática, são gestores e executivos em empresas praticando diretamente seus conhecimentos no dia-a-dia das mesmas;
- Dar a oportunidade aos pretensos alunos de concorrer à ascensão a cargos de liderança em empresas que prestam serviços, uma vez que muitas vezes esta ascensão necessita da comprovação de conhecimento e de formação em nível superior para concretização da mesma.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso corresponde a uma base de formação da área de Processos Gerenciais das organizações. Assim, o profissional, a par da visão especializada para operação, desenvolverá competências profissionais da área para que possa inscrever sua profissão em uma percepção fundamentada na gestão de recursos financeiros, possibilitando uma compreensão dos processos existentes e as suas várias vertentes, com domínio pleno de suas técnicas.

O profissional egresso deverá ter adquirido competências para compreender, interpretar e operacionalizar a função financeira nas organizações, com as seguintes características de:

- determinar o contexto em que estão inseridos nas diferentes instituições e o seu funcionamento;
- determinar os conceitos básicos e da realização de operações de cálculos financeiros;
- demonstrar a situação econômica e financeira da instituição;
- determinar os fundamentos da área e papel das finanças nas organizações, interpretando os índices e avaliando os riscos das operações financeiras e comerciais;
- administrar a captação de recursos financeiros e a carteira de investimentos;
- determinar projetos de investimentos e financeiros, avaliando, calculando e analisando seus riscos e viabilidade;
- avaliar mercado de capitais, demonstrativos contábeis, operação de linhas de crédito e cobranças;
- calcular o valor da empresa através do fluxo de caixa e análise do investimento;

Além dessas habilidades o egresso deverá ter competência para:

- Aplicar os conhecimentos na prática, tanto em sua área de estudo quanto em sua profissão;
- Ter responsabilidade social e compromisso cidadão;
- Ser capaz de comunicar-se de forma oral e escrita em seu meio social;
- Utilizar tecnologias da informação e da comunicação;
- Buscar atualização constante em seu meio;
- Avaliar criticamente os processos em que esteja envolvido, tendo sempre a autocrítica como lastro;
- Atuar sempre em novas situações tendo em vista o dinamismo das organizações, sempre de forma crítica, identificando e apresentando soluções para problemas, e, quando necessário, solucionando os mesmos;
- Tomar decisões em momentos neutros ou sob pressão;
- Trabalhar em equipe;
- Ser comprometido com o meio ambiente;
- Valorizar e respeitar a diversidade e multiculturalidade;
- Ter Compromisso ético, e,
- Ter compromisso com a qualidade como um todo.

Campos de Atuação Profissional

A região onde se situa a FAMA – Faculdade de Mauá está em franco desenvolvimento. Isso faz com que haja a procura de profissionais técnicos aptos a desenvolverem atividades que exijam um conhecimento que não atinja os patamares de uma formação nivelada a título de bacharelado, todavia, exige conhecimentos técnicos capazes de realizar atividades de relevante importância para o meio em que se destinam as empresas da região.

Recentes levantamentos efetuados por órgãos municipais revelam a intenção de implementação de empresas de pequeno e médio porte na região, o que faz com que ocorra o aumento de demanda por profissionais tecnicamente competentes, ou até mesmo, a própria especialização de profissionais dessas empresas, que necessitam de uma formação relativamente rápida, para assumir cargos de gestão.

O profissional Tecnólogo em Processos Gerenciais estará capacitado a atuar nas diversas áreas empresariais, em qualquer tipo de empresa, e, de acordo com sua experiência profissional, estará habilitado a ocupar cargos de média chefia tais como Analista de processos, Encarregado administrativo e, até mesmo supervisor de área.

Cabe ressaltar aqui, que em virtude do porte da empresa em que o egresso preste seus serviços, poderá inclusive chegar ao cargo de Gestor Administrativo.

 
Estágio Supervisionado: 200 horas
Atividades Complementares: 80 horas

 

Conceito do Curso: 4 (2013)

 

Portaria de Autorização: 89 de 17/03/2008

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: 427 de 28/07/2014

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo