Descrição
Apresentação e Perfil Profissional
É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o País. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino.
Mercado de Trabalho
Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de Coordenação Pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil - mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso é na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.
Estágio Supervisionado
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.
Autorizado pela Portaria: SESu nº 1735 de 06/08/2001 – D.O.U. de 07/08/2001
Reconhecido pela Portaria: SESu nº 149 de 15/02/2007 – D.O.U. de 16/02/2007
Renovação do Reconhecimento pela Portaria: SESu nº 286 de 21/12/2012 – D.O.U. de 27/12/2012
Estágio Supervisionado: 300 horas
Atividades Complementares: 100 horas
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|