Revista Ciência Contemporânea
ISSN 2527-0869


Sobre a Revista




v.3, n.1.2018

 

APRESENTAÇÃO 

 

A Revista “Revista Ciência Contemporânea” é uma publicação da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG) que contempla a divulgação de artigos científicos especializados produzidos por professores e alunos, bem como da comunidade acadêmica externa.

 

Nosso principal enfoque temático está na organização do pensamento crítico no que tange às múltiplas realidades atuais pertinentes a uma das seguintes grandes áreas: Ciências Humanas e às Ciências Sociais Aplicadas. Deste modo, buscamos promover uma contribuição científica séria para a transformação do mundo onde vivemos.

 

Esse enfoque teórico foi pensado no sentido de incentivar a pesquisa científica com vistas à alteração da realidade mutável, tendo em vista a transformação do mundo pelo conhecimento. Nesse sentido, diante da atual realidade contemporânea reveladora de um mundo novo e interconectado, busca-se também a integração dos saberes por meio das vertentes teórico-metodológicas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares decorrentes da preocupação em estabelecer maior diálogo entre áreas especializadas do saber, uma vez que reflete na humanização das relações e dos fundos de pesquisa.

 

Os editores propõem, a cada edição, temas que dialogam com as demandas contemporâneas da sociedade e incentivam uma produção teórico-científica pautada na troca de conhecimento e na evidenciação de novos rumos de pesquisa.

 

Com a produção semestral da Revista Ciência Contemporânea, espera-se contribuir para mitigar o “confinamento do saber” e estabelecer pontos de contato dialógicos, humanizados e solidários que possam, não apenas iluminar trabalhos de relevância, como instigar o interesse para novos paradigmas do saber, próprios da contemporaneidade.

 

 

Editora-chefe:

Érica Barbosa Joslin. Mestre pela PUC/SP e Diretora da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG – Grupo Universidade Brasil) e da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (FACEAG – Grupo Universidade Brasil).

 

Conselho Editorial:

Clarisse Laupman Ferraz de Lima. Doutora pela PUC/SP e professora na graduação desta Instituição.

Ivanilson Bezerra da Silva. Doutor pela USP e Diretor da Faculdade Integração Tietê (FIT – Grupo Universidade Brasil.)

João Adalberto Campato Júnior. Pós-Doutor pela UNICAMP; UERJ e pela USP. Docente permanente do mestrado da Universidade Brasil e Professor da Faculdade Politec (FAP – Grupo Universidade Brasil)

Roger Fernandes Campato. Doutor pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO  

A Revista Ciência Contemporânea da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG) publicará, no mínimo duas edições anuais, com no mínimo sete e no máximo 20 artigos a cada publicação. 

Serão aceitos trabalhos que obedecerem às seguintes normas:

 

Título da produção: deve vir em negrito, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14.

Identificação do(s) autor(es): nome completo dos autores na forma direta (Prenome e Nome), logo abaixo do título, acompanhada de nota de rodapé contendo mini currículo do(s) autor(es) com as seguintes informações: titulação acadêmica, instituição(ões) a que pertece(m)  e e-mail..

Resumo: deve vir na sequência da identificação dos autores e conter de 100 a 250 palavras. Deve ser apresentado com parágrafo único, espaço simples e fonte Times New Roman, tamanho 11. Deve apresentar de forma concisa os objetivos e os resultados alcançados.

Palavras-chave: as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Deve conter no mínimo três palavras e no máximo sete.

Abstract: (inglês ou espanhol) deve vir após as palavras-chave.

Keywords: no mínimo três palavras e no máximo sete.

Introdução: a introdução deve expor a finalidade e os objetivos do trabalho, apresentando uma visão geral do tema. Deve apresentar: (i) assunto objeto da pesquisa; (ii) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; (iii) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; (iv) justificativas que levaram à escolha do tema; (v) o problema de pesquisa; (vi) a base teórica; (vii) o objetivo pretendido; (viii) o método proposto (método de abordagem e método de procedimento); (ix) a razão de escolha do método; e (x) os principais resultados alcançados.

Desenvolvimento: deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão (NBR 6024,2003)

Considerações Finais: deve responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses. As considerações finais devem ser breves, podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

  

ARTIGOS ACADÊMICOS 

Os trabalhos deverão conter no mínimo dez e, no máximo, vinte páginas incluindo a bibliografia, resumo, abstract, figuras, tabelas e gráficos, em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, espaçamento antes e depois 0 cm, parágrafo 1,25, margens superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm.

A linguagem deve ser adequada a publicações científicas, respeitando a norma culta, a gramática, a objetividade das frases, a clareza do texto e a precisão terminológica.

Citação direta com mais de 3 linhas deve ter destaque de 4 cm de parágrafo. A fonte deve ser menor do que o texto e o espaçamento entre linhas deve ser simples (NBR 14724,2003).

Citação como parte da frase deve ser apresentada no texto da seguinte forma: Autor (data página).

Citação no final da frase de ser apresentada no texto da seguinte forma: (AUTOR, data, página).

Tabelas e quadros devem ter o título indicado na parte superior e ter numeração independente e consecutiva. As fontes aparecem no pé da tabela ou quadro, após o fio de fechamento.

Figura de qualquer ilustração recebe o nome de “figura”. A palavra “figura” aparece na parte superior seguida de número de ordem e título. A fonte deve ser indicada abaixo da figura.

 

QUEM PODE SUBMETER: 

Serão aceitos trabalhos individuais e trabalhos em co-autoria, com no máximo três participantes. A titulação mínima para publicar na Revista Ciência Contemporânea é de mestre. Serão aceitos artigos de mestrandos em co-autoria com autores com titulação mínima de mestre.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS: 

Pede-se que não sejam inseridas notas de rodapé (com exceção do mini currículo), tendo em vista que o formato eletrônico da revista não comporta esse tipo de referência. As Notas devem vir ao final do trabalho, imediatamente antes das Referências Bibliográficas.

As notas, referências, citações e demais elementos estruturais do texto acadêmico devem necessariamente seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (e de outras fontes por ela referidas) que estejam em vigor no ano de submissão dos artigos.

As opiniões, os conceitos e as referências contidas no(s) trabalho(s) são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). 

 

Envio dos textos para publicação:

Correio eletrônico (e-mail): revista.faceg@universidadebrasil.edu.br explicitando, no espaço reservado ao ASSUNTO, o texto "ARTIGO PARA REVISTA ELETRÔNICA".  

 

Edição Atual




Número 004

Artigos Download
Breve histórico do processo cultural e educativo dos deficientes visuais no Brasil

Adriana de Castro Roma

A responsabilidade do poder público na política nacional de resíduos sólidos – Lei 12.305/2010

Aparecida Sainça e Marilene Rocha

Cultura, Civilização e as questões de empréstimos consignados a Indígenas

CLAUDINEI ARAUJO
MARCOS CUSTÓDIO

A elaboração do luto na primeira infância

Edgar Trapp e Lilya Santos

Planejamento estratégico em uma empresa rural

ELCIO SANTOS e AMANDA VILELA

Aposentaria militar e reflexos psicossocias

ELCIO SANTOS E FERNANDA KARLA

As implicações do Capitalismo na Educação

ÉRICA JOSLIN
GLÁUCIO SOUZA

Processo de identificação de um cluster comercial de pubs localizado na região metropolitana de São Paulo

Esdras da Silva Costa
Anali Maria da Silva Ferreira
Luciana Almeida dos Santos

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À IDENTIDADE GENÉTICA

Iriana Maira Munhoz

Reflexões sobre o caráter dogmático do ensino jurídico brasileiro

MARISETE e CRISTTOFER

Edições Anteriores



003

002

001

Nenhum registro para exibir

Páginas