Revista Ciência Contemporânea
ISSN 2527-0869


Sobre a Revista




v.3, n.1.2018

 

APRESENTAÇÃO 

 

A Revista “Revista Ciência Contemporânea” é uma publicação da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG) que contempla a divulgação de artigos científicos especializados produzidos por professores e alunos, bem como da comunidade acadêmica externa.

 

Nosso principal enfoque temático está na organização do pensamento crítico no que tange às múltiplas realidades atuais pertinentes a uma das seguintes grandes áreas: Ciências Humanas e às Ciências Sociais Aplicadas. Deste modo, buscamos promover uma contribuição científica séria para a transformação do mundo onde vivemos.

 

Esse enfoque teórico foi pensado no sentido de incentivar a pesquisa científica com vistas à alteração da realidade mutável, tendo em vista a transformação do mundo pelo conhecimento. Nesse sentido, diante da atual realidade contemporânea reveladora de um mundo novo e interconectado, busca-se também a integração dos saberes por meio das vertentes teórico-metodológicas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares decorrentes da preocupação em estabelecer maior diálogo entre áreas especializadas do saber, uma vez que reflete na humanização das relações e dos fundos de pesquisa.

 

Os editores propõem, a cada edição, temas que dialogam com as demandas contemporâneas da sociedade e incentivam uma produção teórico-científica pautada na troca de conhecimento e na evidenciação de novos rumos de pesquisa.

 

Com a produção semestral da Revista Ciência Contemporânea, espera-se contribuir para mitigar o “confinamento do saber” e estabelecer pontos de contato dialógicos, humanizados e solidários que possam, não apenas iluminar trabalhos de relevância, como instigar o interesse para novos paradigmas do saber, próprios da contemporaneidade.

 

 

Editora-chefe:

Érica Barbosa Joslin. Mestre pela PUC/SP e Diretora da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG – Grupo Universidade Brasil) e da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (FACEAG – Grupo Universidade Brasil).

 

Conselho Editorial:

Clarisse Laupman Ferraz de Lima. Doutora pela PUC/SP e professora na graduação desta Instituição.

Ivanilson Bezerra da Silva. Doutor pela USP e Diretor da Faculdade Integração Tietê (FIT – Grupo Universidade Brasil.)

João Adalberto Campato Júnior. Pós-Doutor pela UNICAMP; UERJ e pela USP. Docente permanente do mestrado da Universidade Brasil e Professor da Faculdade Politec (FAP – Grupo Universidade Brasil)

Roger Fernandes Campato. Doutor pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO  

A Revista Ciência Contemporânea da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG) publicará, no mínimo duas edições anuais, com no mínimo sete e no máximo 20 artigos a cada publicação. 

Serão aceitos trabalhos que obedecerem às seguintes normas:

 

Título da produção: deve vir em negrito, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14.

Identificação do(s) autor(es): nome completo dos autores na forma direta (Prenome e Nome), logo abaixo do título, acompanhada de nota de rodapé contendo mini currículo do(s) autor(es) com as seguintes informações: titulação acadêmica, instituição(ões) a que pertece(m)  e e-mail..

Resumo: deve vir na sequência da identificação dos autores e conter de 100 a 250 palavras. Deve ser apresentado com parágrafo único, espaço simples e fonte Times New Roman, tamanho 11. Deve apresentar de forma concisa os objetivos e os resultados alcançados.

Palavras-chave: as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Deve conter no mínimo três palavras e no máximo sete.

Abstract: (inglês ou espanhol) deve vir após as palavras-chave.

Keywords: no mínimo três palavras e no máximo sete.

Introdução: a introdução deve expor a finalidade e os objetivos do trabalho, apresentando uma visão geral do tema. Deve apresentar: (i) assunto objeto da pesquisa; (ii) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; (iii) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; (iv) justificativas que levaram à escolha do tema; (v) o problema de pesquisa; (vi) a base teórica; (vii) o objetivo pretendido; (viii) o método proposto (método de abordagem e método de procedimento); (ix) a razão de escolha do método; e (x) os principais resultados alcançados.

Desenvolvimento: deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão (NBR 6024,2003)

Considerações Finais: deve responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses. As considerações finais devem ser breves, podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

  

ARTIGOS ACADÊMICOS 

Os trabalhos deverão conter no mínimo dez e, no máximo, vinte páginas incluindo a bibliografia, resumo, abstract, figuras, tabelas e gráficos, em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, espaçamento antes e depois 0 cm, parágrafo 1,25, margens superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm.

A linguagem deve ser adequada a publicações científicas, respeitando a norma culta, a gramática, a objetividade das frases, a clareza do texto e a precisão terminológica.

Citação direta com mais de 3 linhas deve ter destaque de 4 cm de parágrafo. A fonte deve ser menor do que o texto e o espaçamento entre linhas deve ser simples (NBR 14724,2003).

Citação como parte da frase deve ser apresentada no texto da seguinte forma: Autor (data página).

Citação no final da frase de ser apresentada no texto da seguinte forma: (AUTOR, data, página).

Tabelas e quadros devem ter o título indicado na parte superior e ter numeração independente e consecutiva. As fontes aparecem no pé da tabela ou quadro, após o fio de fechamento.

Figura de qualquer ilustração recebe o nome de “figura”. A palavra “figura” aparece na parte superior seguida de número de ordem e título. A fonte deve ser indicada abaixo da figura.

 

QUEM PODE SUBMETER: 

Serão aceitos trabalhos individuais e trabalhos em co-autoria, com no máximo três participantes. A titulação mínima para publicar na Revista Ciência Contemporânea é de mestre. Serão aceitos artigos de mestrandos em co-autoria com autores com titulação mínima de mestre.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS: 

Pede-se que não sejam inseridas notas de rodapé (com exceção do mini currículo), tendo em vista que o formato eletrônico da revista não comporta esse tipo de referência. As Notas devem vir ao final do trabalho, imediatamente antes das Referências Bibliográficas.

As notas, referências, citações e demais elementos estruturais do texto acadêmico devem necessariamente seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (e de outras fontes por ela referidas) que estejam em vigor no ano de submissão dos artigos.

As opiniões, os conceitos e as referências contidas no(s) trabalho(s) são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). 

 

Envio dos textos para publicação:

Correio eletrônico (e-mail): revista.faceg@universidadebrasil.edu.br explicitando, no espaço reservado ao ASSUNTO, o texto "ARTIGO PARA REVISTA ELETRÔNICA".  

 

Edição Atual




Número 003

Artigos Download
MANUFATURA ENXUTA: UM ESTUDO BASEADO EM PROCESSOS REAIS PARA A DISCIPLINA DE SISTEMAS PRODUTIVOS

Cleginaldo Pereira de Carvalho, Daniel da Silva Carvalho, Felipe Almeida Alterthun e Julis Aleksandra Restani Lenco

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PRODUTIVIDADE NA ELABOARAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PORTA DIANTEIRA AUTOMOTIVA

Cleginaldo Pereira de Carvalho, Daniel da Silva Carvalho, Paulo Henrique de Sillos e Pedro Henrique Bigas Pismel

PROFESSOR GESTOR: A VISÃO DESSE PROFISSIONAL COMO O ADMINISTRADOR DA SALA DE AULA

Cintia Pereira dos Santos Vaz, Gislaine Moraes da Fonseca, Josefa Lemos da Silva e Michele Araújo.pdf

WORLD CAFÉ E PHILLIPS 66: TECENDO duas estratégias em sala de aula

Edgar Henrique Hein Trapp

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE

Edgar Henrique Hein Trapp e Antonia Robéria P Melo

BAIXA AUTOESTIMA, REFLEXO DE UMA INFÂNCIA CONFLITUOSA: UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Edgar Henrique Hein Trapp e Maria Macêdo da Silva

TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL ENQUANTO FORMA DE INTERVENÇÃO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Edgar Henrique Hein Trapp e Divina Lopes

ADOLESCÊNCIA E SEUS CONFLITOS INTERNOS NO ÂMBITO DA RELAÇÃO FAMILIAR – UM CASO CLÍNICO

Edgar Henrique Hein Trapp e Evelanha Lima Teixeira

A TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL ENQUANTO FORMA DE INTERVENÇÃO JUNTO AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Edgar Henrique Hein Trapp e Flávia Moniele

AS RELEVÂNCIAS ACERCA DA AGRESSIVIDADE INFANTIL/CASO CLÍNICO

Edgar Henrique Hein Trapp e Iara Ferreira Silva

A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Edgar Henrique Hein Trapp e Jardele de Araujo Almeida

ABUSO SEXUAL E REJEIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Edgar Henrique Hein Trapp e Vitoria Reggi G de Araujo

TERCEIRIZAÇÃO COMO ESTRATEGIA NO CONTEXTO EMPRESARIAL: QUAL O GRAU DE MOTIVAÇÃO PERCEBIDA POR COLABORADORES TERCEIROS?

Esdras da Silva Costa

O IMPACTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DE PESSOAS

Elcio Henrique dos Santos e Simone Emmanuelle A Santos

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL DE CACHOEIRA PAULISTA - SP

Elcio Henrique dos Santos e Bruna Hummel B Quintanilha

AÇÕES AFIRMATIVAS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL DE PROTEÇÃO A “MINORIA"

Emerson Clairton dos Santos e Juliana Heloise S Tavares

O ensino da Língua Portuguesa e a ampliação da competência comunicativa do educando

Érica Joslin e Ana Lucia Brizon Bereta

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ARTE NA EDUCAÇÃO

João Ubiratan, Luiz Fernando Nunes e Ruth Aparecida Sales Philippini

ESPECIFICIDADES ENTRE OS CONHECIMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Joao Ubiratan, Luiz Fernando Nunes e Ruth Aparecida Sales Philippini

ESTRUTURAS DE GOVERNANÇAS E CUSTOS DE TRANSAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE FINANÇAS DA PREFEITURA DE BAURU

Marcos Roberto da Costa Garcia

Edições Anteriores



002

001

Nenhum registro para exibir

Páginas