CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


Comissão Própria de Avaliação

Você sabe como surge a CPA?

Com o propósito de assegurar a melhoria na qualidade de Ensino, o Ministério da Educação promulgou a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No artigo 11, as Instituições de Ensino Superior foram orientadas a instituírem uma Comissão Própria de Avaliação.

E o que é a CPA?

Como o nome aponta é uma comissão própria, ou seja, específica para cuidar da avaliação de toda a Instituição de Ensino onde ela está inserida. Tem como responsabilidade a condução dos processos internos de avaliação, viabilizando a investigação sistemática, permanente e ampla, que permitirá a obtenção de informações de ordem interna e externa sobre o desempenho da Instituição. Tem em vista a emissão de juízo de valor e a tomada de decisão, visando à necessidade de viabilizar melhoria contínua de tudo o que envolve a Instituição: ensino e as condições de ensino, englobando com isso, as pessoas (professores e membros do corpo técnico-administrativo, coordenadores e direção), a infraestrutura, os serviços, enfim, tudo o que é importante para que o serviço educacional aconteça com qualidade.

Como ela é composta?

A composição da CPA deve ser feita com a representatividade de todos os segmentos da Instituição de Ensino, devendo ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, ou seja, o número de representantes deve ser igual, considerando cada segmento.

Em suma, quais os objetivos da CPA?

Entre os objetivos mais gerais, podemos destacar:

a) conduzir o processo de auto-avaliação da Instituição, bem como os de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, que responde pela avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, à serviço do MEC.

b) sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica para fixar a identidade institucional, explicitando a visão, a missão e os valores da Instituição. Tendo em vista a necessidade de obter a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e dos serviços administrativos, visando o interesse da comunidade, a satisfação das necessidades sociais detectadas e o perfil de sociedade/cidadãos pretendidos pela Instituição.

c) integrar os diversos procedimentos internos de avaliação, bem como viabilizar a integração com os sistemas governamentais de avaliação.

d) oferecer a devolutiva de todos os processos avaliativos, sobretudo apresentando as medidas corretivas, após aprovação da Direção da Instituição.

Destaca-se ainda como objetivos específicos da CPA:

a) deflagrar um processo de autocrítica de toda a comunidade acadêmica;

b) dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de auto-avaliação da Instituição;

c) obter subsídios para o planejamento institucional;

d) obter subsídios para a montagem e a atualização do quadro de indicadores   de qualidade nos trabalhos desenvolvidos pela Instituição;

e) servir de instrumento de avaliação dos cursos oferecidos pela Instituição;

f) avaliar o desempenho docente no tocante ao ensino, à pesquisa e à  extensão;

g) avaliar o desempenho técnico-administrativo;

h) avaliar, sob uma perspectiva administrativa, as condições, o planejamento e a execução do processo ensino-aprendizagem;

i) identificar a qualidade, a quantidade e a adequação dos serviços administrativos;

j) apontar a realidade da infraestrutura em que os serviços são realizados;

Como acontecerá o processo de Avaliação das Faculdades do Grupo Educacional UNIESP?

Temos dois momentos distintos da avaliação, promovido pela CPA, a saber:

1. Sempre no mês de Maio, teremos a avaliação de satisfação. Esta avaliação subsidiará a tomada de decisão para ser um importante instrumento de gestão, tendo em vista a necessidade de cumprir com os objetivos propostos anteriormente;

2. Sempre no mês de Outubro teremos a avaliação Institucional. Esta avaliação é baseada em dez dimensões, constantes na Lei nº 10.861, artigo 3º, englobando toda a Instituição e com a participação de todos os segmentos. A partir desta avaliação cada Instituição protocola no sistema e-mec (um sistema eletrônico do MEC onde são tramitados os processos de avaliação, regulação e supervisão do ensino superior), um relatório anual, até 31 de março de cada ano.

Quem avalia saberá do resultado da avaliação?

Após a aplicação da avaliação os resultados serão estatisticamente trabalhados e apresentados para que cada setor competente avalie a possibilidade de tomar medidas corretivas para melhorar o processo, após este importante momento, será divulgado para toda a comunidade os resultados da avaliação e as medidas corretivas que serão tomadas, fruto deste importante processo.

Como você já aprendeu um pouco mais sobre a CPA, agora, reconhecendo o quanto a avaliação é importante para garantir a melhoria da sua Instituição, não perca tempo, participe.

Composição da CPA :

NOME 

SEGMENTO REPRESENTATIVO 

Prof. Hércules de Oliveira Carmo

Docente 

Sr.ª Larissa Gall de Carvalho Barbosa 

Discente 

Sr.ª Eunice Luiza dos Santos Prudente do Amaral 

Técnico-Administrativo  

Sr Thiago Marcelino Bottesini 

Sociedade Civil Organizada 

Prof.ª Me. Raquel Martins Ferraz 

Coordenação de Curso 

 


FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS ECONÔMICAS E CONTÁBEIS DE GUARATINGUETÁ – FACEAG:

Adriana de Castro Roma -  Coordenadora da CPA
Claudia Liciely Barbosa e Silva - Representante Docente
Ana Luisa Abreu Fonseca - Membro do corpo administrativo
Leandro José Santos Silva - Representante Discente
Ramatis de Franca Castro Pereira - Representante Discente
José Luiz Nunes -  Representante da comunidade Civil

 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE GUARATINGUETÁ – FACEG:

Adriana de Castro Roma -  Coordenadora da CPA
Alessandra Guimarães Monteiro Moreira - Representante Docente
Eunice Luiza dos Santos Prudente do Amaral - Membro do corpo administrativo
Andreia Aparecida de Barros - Representante Discente
Danielli Aparecida de Almeida Toledo - Representante Discente
Josiane Alves Malaquias de Oliveira - Representante Discente
Leilana Magalhães Silva - Representante Discente
Liliane Mara Leite da Costa - Representante Discente
Rafaela Rosa Rios - Representante Discente

Arquivos


Documento Download
ADM_CCONT_Questionário CPA-2019 - SP_GUARATINGUETÁ
ENFERMAGEM_ Questionário CPA-2019 - SP_GUARATINGUETÁ
FACEAG - APRESENTAÇÃO ALUNO - Resultado CPA 2018
FACEAG - Apresentação do RESULTADO CPA - 2019
FACEAG - APRESENTAÇÃO PROFESSOR - Resultado CPA 2018
FACEG - APRESENTAÇÃO ALUNO - Resultado CPA 2018
FACEG - Apresentação do RESULTADO CPA - 2019
FACEG - APRESENTAÇÃO PROFESSOR - Resultado CPA 2018
Fotos mural FACEAG - 2019
Fotos mural FACEG - 2019
PEDAGOGIA_ Questionário CPA-2019 - SP_GUARATINGUETÁ
PLANO DE MELHORIA - FACEAG - 2017
PLANO DE MELHORIA - FACEG - 2017
Relatório CPA 2020
Relatório CPA 2021
Relatório CPA 2022
Relatório CPA FACEAG 2015
Relatório CPA FACEAG 2016
Relatório CPA FACEG 2015
Relatório CPA FACEG 2016
Relatório Final CPA FACEAG 2017
Relatório Final CPA FACEAG 2018
Relatório Final CPA FACEG 2017
Relatório Final CPA FACEG 2018
Resultado Geral do Questionário Alunos 2013-2/2014-02
Sugestões CPA - FACEG - 2017
Sugestões CPA - FACEAG - 2017