UNIESP – Guaratinguetá: Coordenadores da FACEG e FACEAG promovem debate sobre Geração Z

Data: 17/10/2016 | 0 Comentário

No dia 7 de outubro, os coordenadores dos cursos de Pedagogia (professora Rita Reis) e Administração e Ciências Contábeis (professor João Ubiratan) da Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG e da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá – FACEAG exibiram para alunos e professores o documentário “Z Geração do agora”, do professor Mário Sérgio Cortella, que visou promover um debate saudável e produtivo sobre um tema de suma importância, a nova geração que está aí, suas peculiaridades e perspectivas.

Internet, tecnologia, computadores, redes sociais, conexão… o mundo globalizado está se modificando cada vez mais rápido e os jovens de hoje, a geração Z, caminham nesta velocidade.

No documentário, o educador e filósofo Sérgio Cortella diz que existem vários pontos positivos nesta geração, que tem noção de espontaneidade, velocidade, senso de urgência, porém tem um ponto negativo muito forte: a falta de paciência. A paciência não é lerdeza, é a capacidade de deixar maturar uma ideia, um afeto, um projeto, um negócio, um estudo. Isto significa que pressa é diferente de velocidade e fazer velozmente é uma habilidade e apressadamente é um equívoco.

Ainda afirma que temos de fazer com que os jovens da geração Z se motivem para entender que escolarização é um pedaço da existência deles e educação é a vida inteira.

Diz também que, como existem gerações em colisão, é preciso modernizar e a modernização não vem só pela tecnologia; não é a tecnologia que moderniza uma mente, mas uma mente moderna não recusa a tecnologia quando ela é necessária.

Após a exibição do vídeo iniciou-se um debate muito produtivo, com participação dos coordenadores de cursos, professores e alunos.