Publicações

A UNIESP tem História: Faculdade de Presidente Venceslau - Curso de Enfermagem

Data: 31/05/2021 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Curso de Enfermagem

Em 1918, com a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, a região em que hoje está situada a cidade de Presidente Venceslau recebeu os primeiros desbravadores e, depois de ser nomeada Coroados e Perobal, recebeu em definitivo o nome que tem atualmente e que é uma homenagem ao Presidente da República Dr. Wenceslau Braz, que presidiu o país de 1914 a 1918. Em 2 de setembro de 1926, pela Lei 2133, passou a Município, instalado em 13 de maio de 1927 e, em  1939, chegaram imigrantes japoneses, formando a colônia que desenvolveu a lavoura e contribuiu com o crescimento do Município e da região.

     Presidente Venceslau tem uma longa e significativa tradição cultural ligada ao artesanato, ao teatro, à música e ao esporte, em especial pelo basquete feminino (ABVP).

     Um dos patrimônios da cidade, porém, é a Faculdade de Presidente Venceslau, a FAPREV da UNIESP, uma das primeiras unidades desse importante Grupo Educacional. Sobre ela, sua Diretora, a Profa. Juliana Jerônimo Dalmazo, narra:

 

A FAPREV está instalada no município de Presidente Venceslau, interior do estado de São Paulo.

"Em 10 de janeiro de 1972, a Faculdade de Presidente Venceslau-FAPREV foi autorizada pelo Decreto nº 69.908, na época com o nome FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PRESIDENTE VENCESLAU - FAFIPREVE, oferecendo os cursos de Letras, Estudos Sociais, Pedagogia, Matemática e Ciências.No ano de 1982, foi transferida a mantença para a Associação de Ensino de Presidente Venceslau – AEPREVE. Posteriormente, em 2005, passou a ter como mantenedora a Sociedade Brasileira de Educação Renascentista, e em 14 de novembro de 2008, foi aprovada a unificação da FAFIPREVE – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau à FAPREV - Faculdade de Presidente Venceslau, sediada à Rua Piracicaba, nº 47, Jardim Coroados, CEP 19.400-000 - Presidente Venceslau.Com a extinção da FAFIPREVE, a FAPREV assumiu todos os cursos regularmente autorizados. E em 2009 ocorreu a transferência para o novo mantenedor, Instituto Educacional do Estado de São Paulo.Por último, através da Portaria n º 140, de 23 de fevereiro de 2017, a FAPREV passa a ser mantida pela UNIESP S.A.

Atualmente, a FAPREV conta com 5 cursos de graduação presenciais, sendo eles: Administração, Educação Física (Licenciatura), Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem.

O Curso de Graduação em Enfermagem é o mais recente. Em 2017,teve início a primeira turma desse Curso, com aproximadamente 60 alunos, uma grande conquistada equipe e de toda a comunidade de Presidente Venceslau e região.

Desde a abertura da primeira turma, alunos, professores, coordenadora e direção participaram de inúmeras ações sociais, visando sempre o compromisso com a Missão da Instituição,como o reforço da necessidade de  conscientização sobre a importância de cuidarmos da saúde, em comemoração ao outubro rosa, nos dias 08 e 09 de outubro de 2018,em parceria com o Lions Club,em que foram realizadaspalestras e uma triagem pelos acadêmicos de Enfermagem com aferição de pressão e teste de glicemia em toda a comunidade acadêmica", lembrou a Diretora da FAPREV, que continua seu relato:

"No dia 11 de novembro de 2018, a FAPREV, em parceria com o Projeto Laços de Amor, promoveu a 1ª CORRIDA E CAMINHADA EM PROL DO HOSPITAL REGIONAL DO CÂNCER, a largada foi no estacionamento da faculdade, onde colaboradores e alunos estavam à disposição de toda a comunidade. Na ação, os alunos do curso de Educação Física realizaram orientações sobre o alongamento e durante a corrida, ainda, os alunos de Enfermagem aferiram a pressão de todos os participantes e ficaram de plantão durante o evento.

Em 2019,a coordenadora do curso de Enfermagem, Susierléia Bonifácio, assumiu a administração da Santa Casa local e, com isso, a coordenação do curso foi passada para a professora e enfermeira Thais Fernanda Macedo dos Santos Souza.

Em julho de 2019, houve uma grande vitória: a publicação da tão esperada Portaria de Autorização do curso de Enfermagem (nº 339 de 11 de julho de 2019) no Diário Oficial. A nova fase iniciou-se juntamente com a nova coordenação assumida pela enfermeira Ariane Gonzales Pellim, que já fazia parte do corpo docente e que vem realizando um ótimo trabalho no curso.

Em 2021, após um ano de pandemia, a comunidade acadêmica se reinventou e se adaptou ao “novo normal”, quando foi iniciada a primeira turma do estágio supervisionado.

Considerando que na matriz do Curso de Enfermagem contamos com 200 horas de Estágio Supervisionado na Assistência de Enfermagem Hospitalar I e 200 horas de  Estágio Supervisionado na Assistência de Enfermagem na Rede Básica I, a gestão da FAPREV buscou parcerias com campos de estágios que proporcionassem a melhor formação para seus acadêmicos.

Em fevereiro,  foram realizadas várias reuniões:  a primeira delas foi com a nova gestão da Prefeitura de Presidente Venceslau, composta pela Prefeita Barbara Medeiros Vilches e o vice-prefeito Everton Luiz Bezerra Santana (enfermeiro e ex-docente da FAPREV), em que fomos acolhidos com muito entusiasmo e fomos orientados a procurar a secretária de saúde a fim de tratarmos da parceria, ressaltando que seria uma honra ter os acadêmicos da FAPREV estagiando nos ESFs do município.

Em visita ao Posto de Saúde, fomos recebidos pela senhora Lianir Aguillar Ribeiro, secretária de saúde, onde finalizamos o processo, ensejando o início dos estágios.

Posteriormente, visitamos a Santa Casa de Presidente Venceslau, em que fomos muito bem recepcionadas pelo Provedor José Luiz Ghizzi e a Administradora Susierléia Bonifácio Szymczok (que também é docente da FAPREV), formalizamos a parceria e elaboramos um plano de ação: os acadêmicos seriam inseridos nas atividades em conjunto com a equipe do hospital.

Visando buscar profissionais que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, realizamos o processo seletivo para a contratação dos supervisores de estágios, com ótimas candidatas, mas as selecionadas foram:

GrazieliFeriani - Supervisora de Estágio na Rede Básica: Graduada em Enfermagem, Pós-graduada em Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública; e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau.

Patrícia Cochi – Supervisora de Estágio Hospitalar: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia; Especialista em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior; em UTI Neonatal; e em Estratégia da Saúde da Família; atua como enfermeira na Secretaria de Administração Penitenciária desde 2015. Exerce a função também na Secretaria de Saúde de SP, no Grau de Presidente Prudente e 14 GB, e no atendimento pré-hospitalar das urgências e emergência, juntamente ao resgate.

Por fim, com os contratos formalizados (campos de estágios e supervisoras), no dia 19 de abril de 2021, os acadêmicos do curso de Enfermagem iniciaram os Estágios Supervisionados da área Hospitalar na Irmandade Santa Casa de Presidente Venceslau.

No dia seguinte, iniciaram o Estágio Supervisionado na Área de Saúde Básica, no Posto de Saúde de Presidente Venceslau.

Desde que os estágios começaram, recebemos inúmeros elogios. Os acadêmicos do curso de Enfermagem estão reforçando a equipe de vacinação contra a Covid-19e contra a Influenza, o que, certamente, é um marco na história do município, da nossa Instituição e principalmente na formação e vida dos nossos alunos.

A Enfermagem é parte fundamental de uma equipe de saúde, possuindo área de atuação ampla e diversificada. Sendo assim, o curso é a realização de um sonho para toda a região, aumentando a visibilidade da FAPREV, abastecendo o mercado de trabalho e beneficiando a nossa comunidade.

Por fim, nota-se pelos depoimentos abaixo que os futuros profissionais da enfermagem possuem grande entusiasmo pela área da saúde, o que sem dúvidas é resultado do árduo trabalho desempenhado pela nossa Instituição atrelado ao esforço dos acadêmicos da FAPREV."

 

 

Se a Faculdade de Presidente Venceslau é um dos patrimônios da comunidade em que está inserida e se ela tem muito o que contar, pode-se afirmar que, nestes dias de pandemia da Covid-19, a História da Faculdade e do corpo docente e discente do seu Curso de Enfermagem tomou ainda mais vulto, pois mostra o quanto a atuação de profissionais da Saúde tem sido imprescindíveis à comunidade de Presidente Venceslau: os alunos do Curso de Enfermagem da FAPREV estão atuando na vacinação da população no combate aio coronavírus de maneira competente, comprometida, responsável,  incansável e, principalmente, prestando atendimento humanizado a todos os munícipes.

Parabéns, alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Presidente Venceslau, pois vocês estão fazendo uma bela e inesquecível História!

Por

Profa. Juliana Jerônimo Dalmazo e

Por Rosa Beloto




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!