Guaratinguetá: Alunas de Pedagogia celebram o Dia do Abraço na FACEG

Data: 06/06/2019 | 0 Comentário

No dia 22 de maio, as alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG realizaram um projeto para celebrar o Dia do Abraço na instituição. A ideia surgiu da necessidade de estimular os alunos da IES a valorizar e reconhecer os benefícios e a importância de receber e doar um abraço.

A medicina e a ciência explicam que o simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço.

A Terapia do Abraço diz que a sociedade está sofrendo de solidão. A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico. E afirma que as pessoas não admitem que precisam de carinho, pois, isso é sinal de fraqueza e dependência, principalmente para os homens.

Diante disso, as alunas elaboraram o projeto a fim de despertar valores e fazer com que todos se sensibilizem com as necessidades de uma convivência humana harmoniosa; promovendo através desse dia o fortalecimento das relações interpessoais de todos os envolvidos.

Os alunos dos outros cursos e funcionários da FACEG foram muito participativos recebendo os abraços calorosos das alunas de Pedagogia.