Guaratinguetá: FACEG realiza “II Semana de Enfermagem”

Data: 23/05/2018 | 0 Comentário

A Faculdade de Educação de Guaratinguetá - FACEG realizou nos dias 10 e 11 de maio, a II Semana da Enfermagem com o tema “Boas práticas no processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. Para a inscrição no evento foi solicitado aos alunos a contribuição de 1 kg de alimento não perecível, com a finalidade de serem doados à uma instituição de caridade.

No dia 10 de maio, no período da manhã, foi realizada a abertura oficial com a presença da diretora professora Érica Joslin e do coordenador do curso de Enfermagem, professor Gláucio Jorge de Souza. Houve a participação dos docentes e dos alunos dos períodos matutino e noturno do curso de Enfermagem. O aluno do 2º período matutino, Jonatas Filipe Scapini do Couto, representando os demais alunos fez um discurso de boas-vindas ao evento e proferiu a leitura de um texto em homenagem à profissão da Enfermagem.

A manhã foi marcada pela participação da professora Drª Alessandra Moreira, ministrando a palestra sobre ”Insight para o futuro”, e Rafael Takei, palestrante convidado proferiu a palestra “O seu propósito de vida”. Ambas, com uma abordagem motivacional, possibilitando reflexões acerca da vida profissional e pessoal.

No período noturno, a aluna do 2º período, Simone Fernandes de Paula, fez o discurso de boas-vindas e proferiu a leitura de um texto em homenagem à profissão da Enfermagem. A seguir o professor Ms. Felipe Ilelis de Barros Silva ministrou a palestra “Interpretação de Exames Laboratoriais". Após constituiu-se uma mesa redonda com os professores Felipe Ilelis, Gláucio de Souza e Alessandra Moreira, ao qual realizou-se a discussão de casos clínicos tendo como aliado a associação de interpretação de exames laboratoriais junto ao processo de enfermagem, com enfoque na etapa de diagnóstico de Enfermagem. Nessa mesma noite foi realizado a apresentação e avaliação dos trabalhos científicos na modalidade de banners, pelos alunos do segundo e terceiro períodos de Enfermagem.

No dia 11, no período da manhã, aconteceu uma mesa redonda, coordenada pela professora Alessandra Moreira, com participação das enfermeiras Monique Fernandes e Helen Colino, do programa de DST/AIDS e Vigilância Epidemiológica de Lorena, Enfermeira Magda Cristina Gonçalves do Carmo, da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Lorena e Enfermeira Maria Gabriela Lucínio Olegário, da Clínica Médica da Santa Casa de Guaratinguetá. Tendo como tema central “O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população”. Foram destacadas a atuação das enfermeiras na prevenção e detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis, assim como sua notificação compulsória. Também entrou em questão, a importância das campanhas de vacinação da população e a participação da Enfermagem no processo de prevenção e promoção à saúde bem como foram discutidos, aspectos relacionados ao atendimento à criança vítima de violência sexual. Ainda pela manhã, a Tenente Magali Beatriz da Silva Monteiro, Enfermeira e Oficial da Aeronáutica apresentou a palestra: “A importância da Auditoria para a Enfermagem, enfocando a participação da enfermagem na elaboração de registros.

A noite de encerramento teve a apresentação dos médicos Dr. João Felipe Elache, com o tema “Eventos que advém da falta de cuidados”, abordando a segurança do paciente pela equipe multiprofissional, e a Drª Sula Marie com o tema “ Cuidados de enfermagem na enfermaria”, na perspectiva de vivências de um médico.

Após as apresentações formou-se uma mesa redonda composta pelos professores Gláucio de Souza, Alessandra Moreira, Dr. João Felipe e Dr.ª Sula Marie, cuja finalidade foi esclarecer dúvidas e enfatizar a importância do profissional enfermeiro como agente transformador e mediador dos cuidados. Para finalizar, houve a apresentação oral de trabalho científico das enfermeiras Nathalie Margarida de Paula e Zaíra Duarte, orientandas do professor Gláucio em outra IES, no qual explanaram uma pesquisa de campo realizada na cidade de Aparecida.

No encerramento do evento, o coordenador do curso de Enfermagem, professor Gláucio de Souza, fez uma breve síntese do evento, refletindo sobre sua importância e seu papel na construção do pensamento crítico e reflexivo para a formação de futuros enfermeiros. Agradeceu a participação do corpo discente e docente, equipe de apoio administrativo, convidados e direção.