Publicações

UNIESP – Guaratinguetá: FACEG recebe palestra sobre Compliance Corporativo

Data: 25/09/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Aconteceu no dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório da Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG o evento “Compliance Corporativo Anticorrupção no setor privado”. O evento organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá – ACEG, com o apoio da FACEG, contou com a presença de mais de 150 convidados, entre eles: representantes do poder executivo, legislativo, judiciário e forças armadas, empresários, imprensas locais, discentes e docentes do curso de Administração e Ciências Contábeis da IES.

Também estiveram presentes no evento, o senhor Felipe Antonio Cury, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, senhor Ricardo Teberga, presidente da ACEG de Guaratinguetá, senhora Silmara Bitencourt, vice-presidente da ACEG e diretores da associação, além da anfitriã Érica Joslin, diretora geral da FACEG.

Na ocasião os presentes puderam assistir a palestra de Eduardo Oliveira – CEO Agência de Inteligência, Consulting & Corp, que abordou as temáticas “O que é compliance e integridade, a sua origem no mundo, Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846/13), o compliance nas organizações, perdas e fraudes, custo corrupção no Brasil, Vantagem Competitiva, programa de compliance, pilares de um compliance e non-compliance”.

Na sequência Jorge Gomes do Couto - Especialista em Gerenciamento de Risco Corporativo, abordou “Gerenciamento dos ricos corporativos, confiabilidade – Fluidez de recursos, riscos, origem dos eventos de riscos, exposição e identificação”.

Já Antônio Carlos Beaubrun Junior, delegado da Polícia Federal, com participação na Operação Lava Jato, discursou a respeito de “Corrupção no setor privado, prejuízo e reputação, delação e colaboração premiada, acordos de leniência, a visão e a vivência de um delegado no dia a dia e a Operação Lava Jato”.

Para finalizar, Eduardo Oliveira retornou para falar sobre as ferramentas para Compliance; Due Diligence e Cases. Ao encerrar o evento, Érica Joslin, diretora geral da FACEG, afirmou ser uma  honra sediar e envolver a comunidade acadêmica da  instituição em um evento tão grandioso e valioso para Guaratinguetá, parabenizou os palestrantes e a ACEG pela organização do brilhante evento e concluiu dizendo que “promover Educação é muito mais do que sala de aula, mas exige um olhar atento à realidade que nos cerca, a fim de aproximar a comunidade acadêmica e a comunidade externa e promover a reflexão, a transformação e a verdadeira formação do profissional e do cidadão ético e responsável." Ela completou dizendo ainda que "são ações como essa, comprometidas com o País e voltadas ao bem comum, que oxigenam a democracia”.

Nos âmbitos institucionais e corporativos, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!