Quem Somos

História
 
A história da FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES inicia com o maestro Armando Belardi que dedicou-se intensamente à vida musical, como instrumentista, professor, regente e diretor de ensino. Foi aluno de violino e violoncelo de Guido Rocchi, membro fundador do Instituto Musical Benedetto Marcello no ano de 1906, e que mais tarde transformou-se na FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES.
 
O maestro Armando Belardi foi diretor do Teatro Municipal de São Paulo, colaborou na organização do projeto de criação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (1948), conselheiro do Conselho Municipal de Cultura de São Paulo (1973), inspetor de ensino artístico do Estado de São Paulo e diretor do Instituto Musicale Benedetto Marcello.
 
A FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES foi autorizada e reconhecida como Instituição de Ensino Superior pelo Decreto 52.073 de 28 de maio de 1963, passando a integrar o grupo UNIESP a partir de 2011. Atualmente é mantida pela  Arte e Música Ltda., inscrita no CNPJ sob no. 03.041.091/0001-00.
 
A instituição estrutura os seus projetos institucionais pedagógicos a partir de sua concepção enquanto IES, definindo-se por uma instituição de ensino superior pluralista e partidária, responsável pela elevação do nível cultural, político, e econômico do homem, integrante do ensino de livre iniciativa, consciente de que a manutenção da qualidade se constitui num processo de constante acompanhamento da evolução da própria sociedade, das tecnologias e das metodologias de ensino.
 
A FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES tem sua sede na Rua Conselheiro Crispiniano no. 120, oferecendo os cursos de música nos períodos matutino e noturno.  A instituição passou a participar do processo de revitalização do centro de São Paulo. A iniciativa de instalar escolas no Centro de São Paulo teve como objetivo proporcionar aos trabalhadores da região Central da Capital Paulista, oportunidade de estudarem perto do local de trabalho. 
 
MISSÃO
 
A Missão evidencia a razão de ser da Instituição e reflete os motivos pelos quais a FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES foi criada. Seus projetos institucionais estão estruturados a partir da sua concepção como instituição de ensino superior pluralista e partidária, responsável pela elevação do nível cultural, político e econômico do cidadão, consciente de que a manutenção da qualidade de ensino se constitui num processo de constante acompanhamento da evolução da própria sociedade, das tecnologias e das metodologias inovadoras de ensino. 
 
Nessa perspectiva, a FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES tem como missão:
 
“Alcançar a oferta e a Prática de uma Educação Solidária, possibilitando o saber para ser e fazer”.
 
O possibilitar o saber se expressa pelo compromisso com a busca da verdade, através de um ensino de qualidade, comprometimento com a difusão, através da pesquisa e extensão, e do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica;
 
Para ser é o comprometimento com a formação do ser humano capaz de exercer a cidadania em sua plenitude e pautar-se pelos princípios éticos;
 
Para fazer significa o comprometimento com a formação de profissionais competentes no exercício da profissão e capazes de assumir, com autonomia, o processo de formação continuada.
 
VISÃO
 
A Visão representa o estado em que a instituição busca estar no futuro. Para isso, é necessário direcionar seus esforços, de forma abrangente, tomando decisões para expandir-se no cenário atual.
 
A FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES tem como visão a expansão do ensino de qualidade, possibilitando a inclusão das pessoas menos favorecidas, por todas as regiões do território brasileiro. Esta visão está aliada às orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais que recomendam formatos de cursos que busquem criar oportunidades de estudos independentes para que os alunos venham a desenvolver a sua progressiva autonomia intelectual.
 
VALORES
 
Por Valores entende-se o conjunto das crenças e princípios que orientam as atividades de uma organização. Eles se expressam pelos padrões de conduta praticados pela instituição. Neste sentido, a FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES se pauta pelos seguintes princípios:
 
Responsabilidade social
Compromisso social
Atenção à inovação
Respeito à diversidade
Busca constante pela qualidade
Ética e transparência