Biblioteca


Acervo

Biblioteca Centro de Difusão da Informação

Centro Novo A Biblioteca tem como objetivo contribuir para a capacitação do estudante e para a formação contínua dos professores.

Constitui-se em interface entre o usuário e a informação, usando recursos informatizados e princípios de pesquisa bibliográfica, otimizando a busca e a recuperação da informação, influindo no desempenho da comunidade acadêmica e contribuindo com nova produção do conhecimento, com apoio das normas documentais.

A Bibliotecas está instalada na Rua Álvares Penteado, 216, chefiada por profissional habilitado e auxiliado pelos demais funcionários também habilitados. Os horários de funcionamento são de segunda a sextas- feira das 08h às 22h e aos sábados das 08h às 12h. 

Acervo e as formas de atualização e expansão do acervo

A Biblioteca Centro de Difusão da Informação conta com mais de 7.000 títulos e 22.000 exemplares nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e da Terra e Linguística, Letras e Artes, que estão à disposição de alunos e professores.

A expansão e atualização do acervo serão feitas atendendo-se às necessidades dos cursos, obedecidas às diretrizes orçamentárias da instituição, envolvendo professores, coordenadores, biblioteca e direção.
A seleção será feita pelos professores e coordenadores dos cursos que encaminharão a relação à bibliotecária para levantamento da bibliografia e comparação com o acervo existente.

Na comparação far-se-á a adequação das reais necessidades de cada curso para encaminhamento das listagens para aprovação da direção e efetivação pelo setor responsável.

Para assegurar a qualidade da atualização do acervo bibliográfico, adotar-se-á os seguintes critérios:

  •  Adequação do material aos objetivos do curso e das respectivas disciplinas;
  •  autoridade e conceito do autor;
  •  equilíbrio da obra quanto à distribuição do conteúdo;
  •  qualidade técnica quanto ao ponto de vista gráfico e/ou sonoro;
  •  custo justificável em consideração à verba disponível;
  •  idioma acessível aos alunos;
  •  atualidade do material;
  •  disponibilização de número de títulos e volumes de acordo com as orientações do INEP.


Para atender a oferta dos cursos solicitados, a Faculdade adquire os livros relacionados nos programas das disciplinas que compõem a matriz curricular de cada curso. A Biblioteca utiliza um Software de controle do acervo e de empréstimos, denominado RM Biblios.

Quanto ao serviço de empréstimo, o usuário fazer a retirada de, no máximo, três livros, no prazo de sete dias, quando deverá efetuar a devolução, com exceção dos professores, que podem retirar cinco livros, podendo permanecer com os mesmos por dez dias.

Estão disponíveis para empréstimos os documentos existentes na Biblioteca, exceto obras de referência, dicionários, enciclopédias; periódicos, jornais e revistas; coleção de periódicos em CD-ROM; periódico virtual, trabalhos de conclusão de curso. O acesso aos documentos é disponibilizado por uma base de dados local.

Periódicos Eletrônicos


Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.