Infraestrutura

INFRAESTRUTURA FÍSICA
 
A FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES, está situada à Rua Conselheiro Crispiano nº 116/120/126/140 CEP: 01037001 – Centro -São Paulo. O prédio de 13 andares localiza-se numa região de fácil acesso e as instalações ocupam uma área ampla, distribuída de modo a favorecer a prática pedagógica e a integração dos alunos e dos educadores, propiciando um ambiente amplo e agradável para todos. A instituição preocupa-se em criar excelentes instalações, pois sabe a importância que tem o espaço adequado para o ensino e a aprendizagem: um bom espaço estimula as atividades e fortalece o Interesse e o envolvimento de todos pelo trabalho.
 
Dispomos de amplas 95 salas de aula e oferecemos todos os espaços necessários à formação e ao exercício do prazer de aprender defendidos pela nossa pedagogia. Uma Biblioteca atualizada com acesso à internet, laboratórios. A construção em que se localiza a instituição é composta por prédios unificados que contempla, salas de aula, ambientes administrativos e laboratórios, auditório, lanchonete e áreas de convivência.
 
INFRAESTRUTURA ACADÊMICA
 
Laboratórios de Informática
A FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES possui laboratórios de informática e áreas de estudo na Biblioteca, utilizáveis para trabalhos e tarefas acadêmicas. 
 
Os laboratórios e demais áreas de estudo são utilizadas por docentes e discentes, destinando-se, portanto, a quaisquer áreas do conhecimento envolvidas no curso e de treinamento das disciplinas ligadas às áreas específicas.
 
Biblioteca
 
A Biblioteca tem como objetivo contribuir para a capacitação do estudante e para a formação contínua dos professores. 
 
Constitui-se em interface entre o usuário e a informação, usando recursos informatizados e princípios de pesquisa bibliográfica, otimizando a busca e a recuperação da informação, influindo no desempenho da comunidade acadêmica e contribuindo com nova produção do conhecimento, com apoio das normas documentais.
 
 
INFRAESTRUTURA PLANEJADA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (Portaria Ministerial 1679/99)
 
O prédio está adaptado e preparado para que pessoas com necessidades especiais não tenham dificuldades de locomoção, atendendo a tudo o que determina a portaria acima citada.
Os candidatos com deficiências físicas, visuais ou auditivas, que desejam ingressar no ensino superior, encontrarão condições adequadas para exercer esse direito.
 
Entre os requisitos disponíveis para atender os alunos com deficiências físicas estão os seguintes: rampas de acesso, elevadores, adaptação de portas dos banheiros, barras de apoio, etc. 
 
Esse prédio compõe-se de edificações, espaços livres, áreas de lazer, serviços e apoios, podendo apresentar um bom índice de aproveitamento das dependências nos dois turnos, além de infraestruturas de apoio ao aluno.
 
A área atual oferece bom ambiente de ensino e aprendizagem. Saliente-se que as salas de aula foram projetadas segundo as exigências específicas do ensino superior, particularmente para as aulas noturnas. São arejadas, com iluminação natural e artificial adequadas, amplas, comportando turmas de, até, 60 alunos. Dispõem de instalações próprias para a utilização dos recursos audiovisuais disponíveis.
 
LABORATÓRIOS E OUTROS RECURSOS
 
O Curso de Licenciatura em Música tem à sua disposição dois Laboratórios de Informática e área de estudos na Biblioteca, utilizáveis para: trabalhos e tarefas acadêmicas a serem efetuadas por docentes e discentes, destinando-se, portanto a quaisquer áreas de conhecimento envolvidas no curso; treinamento das disciplinas ligadas a computação, incluídas as de sistemas de informação.
 
Os laboratórios de informática são agendados pela Coordenação do Curso juntamente ao planejamento de aula dos docentes. Tais agendamentos são repassados à Coordenação dos Laboratórios para organização e instalação de softwares quando necessário.
 
No Curso de Licenciatura em Música são também considerados como laboratórios:
• Auditório com capacidade para 180 espectadores, para realização de concertos, recitais, ensaios, palestras, seminários, etc.
• Salas de aula com equipamento musical (instrumento de teclas, lousa pautada e aparelho de som) destinado às práticas instrumentais.
• Laboratório de Piano com pianos digitais;
• Laboratório de Práticas Corporais.