
Descrição
Apresentação e Perfil Profissional
A Gestão da Qualidade total (em língua inglesa “Total Quality Management) consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como “total” porque seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
Mercado de Trabalho
A exigência pelo mercado – principalmente o internacional – de certificações de qualidade ISO vem elevando de forma significativa a procura por esse tecnólogo. É amplo mercado para esse profissional, que pode ser contratado para supervisionar a implantação das normas de qualidade ou atuar como consultor ou auditor. O mercado está aquecido no País inteiro.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
De modo geral, os estudos começam com aulas sobre os fundamentos de administração, informática e matemática aplicada. O currículo de Gestão de Qualidade inclui, ainda, disciplinas da área de Humanas, como psicologia, e as demais matérias voltam-se para o gerenciamento de processos, metrologia, normalização, administração de recursos de materiais, organização industrial, segurança no trabalho, gestão de recursos humanos e análise e melhoria de processos.
Informações Gerais
Documento | Download |
---|
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|