FAPE divulga cronograma de ações de melhorias voltadas para o ENADE

Data: 03/05/2021 | 0 Comentário

O CONSU da Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE se reuniu e aprovou o Plano de Melhorias para o ENADE, elaborado por cada Colegiado de Curso. Trata-se de importante questão acadêmica discutir melhorias com relação ao ENADE, pois este é uma etapa que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo do ENADE é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos ofertados durantes os cursos, suas habilidades e competências.

Assim, serão apresentadas propostas para desenvolver e aplicar ações ao longo deste ano letivo em todos os cursos ofertados pela FAPE, visando sempre à permanente melhoria de seu processo de ensino e aprendizagem, além do aperfeiçoamento da formação profissional.

Cumpre salientar que todos os cursos possuem em vigência os seus respectivos Plano de Ação da Coordenação de Curso. Dentre as ações propostas em todos os planos se encontra a melhoria na qualidade do ENADE.

Ao longo dos semestres se estruturará melhor e realizará suas atividades orientadas por planejamentos feitos em reuniões desenvolvidas a partir do seu calendário acadêmico, sempre com a reflexão voltada para a melhoria no ensino superior no Estado de São Paulo.

Dentre as ações a serem realizadas:

• Elaboração de um cronograma de ações para o ano de 2021.
  • Envolvimento do aluno para que ele se conscientize sobre a importância do ENADE com encontros on-line sobre dicas, duração do exame, pontualidade na chegada, descanso e alimentação para o exame, etc.
  • Avaliações mensais e bimestrais com questões estilo e conteúdo do ENADE, além de aplicação de simulados.
  • Criar um banco de questões de cada disciplina para a realização do simulado.
  • Curso de Extensão sobre Leitura e Interpretação de Textos /atividades práticas com questões do ENADE, com incentivo aos alunos para que façam Cursos de Nivelamento.
  • Encontros motivacionais sobre todos os aspectos do ENADE.
  • Aulas de revisão e de reforço com conteúdo específico do ENADE, com debates sobre temas cobrados, com estudos de casos, pesquisas e publicações sobre temas cobrados no ENADE.
  • Seminários apresentados pelos alunos sobre temas cobrados no ENADE.
  • Buscar novas metodologias de aprendizagem, por meio de capacitação para competências e habilidades no uso da tecnologia digital de forma a capacitar os professores e alunos.
  • Atualização do PPC com conteúdo da DCN do ENADE.

Ver o cronograma