A FACULDADE POLITÉCNICA DE CAMPINAS - POLICAMP é uma Instituição de Ensino Superior, localizada à Rua Luiz Otávio, no 1.281 – Fazenda Santa Cândida – Campinas/SP, mantida pelo Instituto Bandeirantes de Ciência e Tecnologia, também denominado pela sigla IBCT (CNPJ no 05.640.668/0001-17), entidade jurídica de direito privado, de fins educacionais, sem fins lucrativos ou de objetivos econômicos para seus associados, constituída na forma do Código Civil Brasileiro, de seu estatuto e pela legislação vigente que lhe for aplicável, fundado em 16 de janeiro de 2003, conforme dispositivos legais pertinentes, e tem como sede e foro a cidade de Campinas, Estado de SP.
Desde a sua criação, a POLICAMP tem se destacado na formação de profissionais, bem como nos altos conceitos obtidos nas avaliações realizadas pelos órgãos governamentais.
Em 2004, as primeiras turmas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis iniciaram suas atividades. Seguiram-se a eles os cursos de Direito, Sistemas de Informação, Cursos Superiores de Curta Duração em Redes de Computadores e em Marketing, em 2005 e Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção, em 2006.
Em 2007 tiveram início os Cursos Superiores de Tecnologia em Logística e Desenvolvimento de Sistemas para Internet; em 2008 o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial; em 2009, os Cursos Superiores de Tecnologia em Comércio Exterior e Comunicação Institucional; em 2011 tiveram início os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e em 2012, o Curso de Engenharia Civil.
“Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida de seus alunos.”
Com base nessa missão, a POLICAMP busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e político da região, do Estado e do país, via produção tecnológica e formação de profissionais aptos à solução de desafios pessoais e profissionais.
Dessa forma a política institucional tem como eixos norteadores os seguintes princípios:
- Enfatizar a valorização humana e ética;
- Gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, com padrões elevados de qualidade;
- Possibilitar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber;
- Educar para a conservação e a preservação da natureza, inclusive através de projetos de desenvolvimento sustentável;
- Promover e facilitar a cooperação nacional e internacional;
- Manter a indissociabilidade da tríplice-função: pesquisa, ensino e extensão, sem perder de vista a função social;
- Manter a unidade de patrimônio e administração, a fim de alcançar níveis superiores de eficácia e eficiência;
- Buscar a racionalidade no uso da infraestrutura física e dos recursos humanos e materiais disponíveis;
- Propiciar condições para a transformação da realidade da região, visando à justiça social, com desenvolvimento sustentável;
- Funcionar como agente de inovação, com a implantação e apoio a centros de serviços, incubadoras e a parques tecnológicos da região;
- Incentivar a criação e o desenvolvimento de projetos sociais na região;
- Contemplar a democratização do acesso ao ensino superior;
- Valorizar a bagagem cultural e educacional do aluno, auxiliando-o a desenvolver todo o seu potencial;
- Acompanhar o egresso visando a constante atualização dos projetos pedagógicos e buscando formas de cooperação mútua.
Visão de Futuro
A partir da visão de futuro da POLICAMP são vislumbradas oportunidades que orientam as decisões presentes. A visão foi construída através do diálogo conciliatório, respeitando as características de todos os atores que participaram do processo. Dessa forma, a visão é assim definida:
“Ser referência regional na promoção da educação continuada, impulsionada por pessoas solidárias, éticas e criativas”. Valores Centrais da POLICAMP:
- Presteza e cortesia com funcionários, alunos, professores e visitantes;
- Segurança e qualidade de vida no trabalho;
- Busca permanente da excelência;
- Honestidade, integridade e ética;
- Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Direção geral:
Andrea Sant' Anna Clemente
Secretaria Acadêmica:
Adriana Cristina Guerra
Bibliotecária:
Eloise Aparecida Rosa Silva
Projetos Sociais:
Gabriel Viana Brito Sampaio
Laboratórios de Informática
Jefferson Bruno De Bem
Coordenadores Pedagógicos
Mariana Furlan Amaral de Mattos Rocha
Marco Antonio Quirino da Veiga
Rosa Perazzo Costa