Lançamento dos Anais do IIº Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisas UNIESP: vitórias!

Data: 03/02/2023 | 0 Comentário

O ano de 2022 foi de muitas realizações na Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações - DIPEX da UNIESP. Além da oferta de cursos extraclasse e de exposições de excelência e gratuitos aos seus alunos, docentes, colaboradores e parceiros, o ano marcou a volta das atividades de pesquisas, tão essenciais na formação de seus alunos ao lado e integradas às de ensino e de extensão. Outras ações muito bem sucedidas foram as publicações que, além de destaque quanto ao Qualis, aderiram ao OJS - Open Journal System, um sistema eletrônico de editoração de revistas altamente recomendado pela CAPES e que traz agilidade e qualidade às publicações.

Organizando, sistematizando e sendo responsável pelo funcionamento de todas essas atividades nas IES UNIESP, a DIPEX as centralizou num CEPE - Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão e ,dentre as atividades de pesquisa oferecidas, foram criados 4 Núcleos de Pesquisas: em Ciências Ambientais, em Saúde Humana, em Linguagens e Ensino e sobre Culturas Afro-brasileiras e

indígenas. Todos os Núcleos são coordenados pelo Professor Pós Doutor João Adalberto Campato Jr, que também é o Editor-chefe das publicações UNIESP.

O primeiro Núcleo formado em 2022 e que resultou em muitas vitórias foi o de Ciências Ambientais. Formado por Mestres titulados pela Universidade Brasil por meio de bolsas dadas a eles pela UNIESP no Programa de Apoio à Titulação Docente UNIESP - PTDO, as atividades de pesquisas realizadas resultaram em importante publicações, na participação em encontro internacional em Bioética promovido pela Universidade Mackenzie e em outros eventos, todos sempre registrados em matérias publicadas no site da UNIESP a respeito, e, em especial, em dois Colóquios.

O Iº Colóquio teve como tema A COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR, exposto pela Professora Mestre Rosana Torrano e debatido pelos Professores Mestres Ricardo Bioni, Eduardo Kubota e Andréia Vaz Silveira , mediados pelo Professor Pós Doutor João Adalberto Campato Jr. Foi um encontro de excelência, com tema de interesse de todos,

apresentado e debatido com clareza e de forma simples e didática. (veja mais em http://www.uniesp.edu.br/sites/institucional/noticia.php?id_noticia=6546)

O IIº Colóquio mostrou amadurecimento decorrente da realização de trabalhos ao longo do ano e trouxe novidades: realizado em 17 de outubro de 2020, ao invés de uma exposição com debates, foram 4 exposições sobre o tema central Questões importantes sobre Saúde e Meio Ambiente na atualidade, desenvolvido pelas exposições dos Professores Mestres do Núcleo de Ciências Ambientais: Embriões Excedentários: Possíveis Filhos ou Material Genético? Uma Questão de Bioética, por Hermison Ricardo Bioni; Violência Obstétrica: Visão Geral, por Rosana Torrano; Responsabilidade do Município pela Omissão na Invasão, Ocupação e Posse em áreas de Mananciais: Aspectos Legais e Sociais, por Ariella Rettondini; e Recomposição de área de Reserva Legal no Estado de São Paulo com o Uso de Sistemas Agroflorestais, por Dimas Cabral Delegá, todas também mediadas pelo Prof. Campato

(http://www.uniesp.edu.br/sites/institucional/noticia.php?id_noticia=6653)

Transmitido pelo Canal YouTube, o IIº Colóquio foi um sucesso de público e hoje, fortalecendo ainda mais todas as conquistas do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais e do PTDO (onde e quando tudo começou), a DIPEX lança hoje, 2 de fevereiro de 2023, os seus ANAIS, já no OJS!

Não deixem de ler o importante e excelente material publicado nos Anais no endereço: https://publicacoes.uniesp.edu.br/index.php/13/index

Parabéns e gratidão aos pesquisadores do Núcleo e seu ao Coordenador ,Prof. Campato, por todas as conquistas obtidas. Que elas se multipliquem em 2023!

Gratidão também ao Mestre Edílson Teles Gomes Jr, que realiza o "operacional" nas publicações UNIESP!

O sucesso da DIPEX, que está sob minha responsabilidade, é fruto de um trabalho árduo e de qualidade realizado por todos!

O agradecimento muito especial da equipe vai para a Profa. Cláudia Pereira, Presidente da UNIESP, que tanto apoia e valoriza todos os trabalhos da DIPEX!

Profa. Rosa Beloto

DIPEX