UNIESP – Campinas: Alunos da POLICAMP E Fleming apresentam Projeto Interdisciplinar

Data: 26/06/2017 | 0 Comentário

Aconteceu no dia 06 de junho, na Faculdade Politécnica de Campinas – POLICAMP e na Faculdade Fleming, a apresentação do Projeto Interdisciplinar, intitulado “Mostra de Cozinha Brasileira – a Mandioca”.

Neste projeto, participaram ativamente os cursos de Gastronomia, Engenharia Civil e Pedagogia, interligando suas disciplinas com o tema proposto.

Os alunos de Gastronomia, nas diferentes disciplinas envolvidas neste semestre, trabalharam a mandioca como matéria prima de diferentes pratos da cozinha brasileira. Todos foram feitos pelos alunos nas aulas práticas.

Já os discentes de Engenharia Civil, junto a disciplina “Africanidades e Cultura Indígena”, refletiram sobre um texto de Jaime Rodrigues, dos séculos VXI-XVIII. Cada aluno destacou os parágrafos referentes à chegada da mandioca no Brasil, nas embarcações vindas da Europa e as experiências dos índios, que já produziam o produto e os escravos que se alimentaram desse alimento durante toda a viagem.

Os futuros pedagogos, junto a disciplina “Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares”, participaram socializando uma oficina sobre tapioca da Gastronomia Afetiva. Desde o preparo da massa colorida com beterraba, espinafre, cenoura até a decoração, a cocção e a degustação.

As coordenadoras Rosa Perazzo, Rosana Rodrigues, Denise Monaci, e a professora Suely Pereira estiveram à frente do projeto.