-
Seja o primeiro a comentar!
Faculdade de Osasco comemora o Dia do Enfermeiro com Palestra sobre Saúde Mental na Enfermagem e Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia
Data: 23/05/2024 | 0 ComentárioNo dia 13/05/2024 foi iniciado a Semana de Enfermagem os alunos do 1º semestre do curso.
Iniciamos as atividades com uma Palestra sobre Saúde e Bem-estar, ministrada pelo Prof. Elias Miguel de Oliveira Santos, onde foram abordados temas importantes para os alunos.
Após a Palestra sobre Saúde e Bem-estar, a Prof.ª Luciane Cavaretto abordou o tema “Saúde Mental na Enfermagem e Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia”.
Nessa palestra os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a Saúde Mental e como cuidar da sua Saúde Mental para atendimento aos pacientes.
Logo após a Palestra, houve o Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia, A Mandalaterapia é uma arteterapia usada como prática terapêutica por meio da arte e suas vantagens são inúmeras. Dentre elas, a qualidade de vida e melhoria da saúde mental e por esse motivo, quando pensamos em profissionais da saúde, tal cuidado se torna imprescindível.
No contexto arteterapêutico, a mandala é utilizada como uma ferramenta para autoconhecimento, pois ajuda a integrar o inconsciente ao consciente, buscando a totalidade. A mandala, então, mostra-se uma forma de expressão do que está no interior, consciente ou não, por meio de uma linguagem simbólica.
A mandala por si só já é integradora, trazendo a totalidade ao permitir integrar os conteúdos do inconsciente com o consciente. Além disso, há um aspecto organizacional na mandala terapêutica, pois ela organiza os sentimentos e os pensamentos. Com isso, a mandala promove transformações de uma forma delicada ao trazer à tona algo que muitas vezes pode ser traumático. Trata-se de uma ótima ferramenta para que um paciente com conteúdo muito difícil de ser abordado possa se expressar de maneira tranquila.
Na mandala terapêutica, é possível expressar diversas sensações pelo contato com a energia psíquica interior. Essa expressão acontece por meio de formas, cores e símbolos que são colocados no papel após serem resgatados dentro do indivíduo.
Por isso, a mandala não pode ser interpretada como uma linguagem concreta. É preciso buscar significados plurais e entender como os símbolos expressos na mandala ressoam no indivíduo.
Seu endereço de e-mail não será publicado.