Faculdade de Osasco realiza Treinamento Emergencial com parceria com a Consultoria Brazil Escola Segura

Data: 03/05/2024 | 0 Comentário

No dia 27/04/2024 a Consultoria Brazil Escola Segura em parceria com a Faculdade de Osasco, realizou um Treinamento Emergencial Escolar, cujo objetivo foi de simular ações de ataque e quais procedimentos a serem adotados.

O treinamento contou com dinâmica de Liderança com Psicóloga, Instrução de Primeiros Socorros com a Equipe do SAMU, Instrução de Defesa Pessoal e Aulas Teóricas de Invasão e Tática Escolar.

Esse projeto é idealizado pela Consultoria Brazil Escola Segura, cujo responsável é o GCM Claudio José Vieira, em parceria com outros Guardas Civis Municipais – GCM e com a Ronda Municipal – ROMU.

A consultoria Brazil Escola Segura é especializada em treinamentos voltados para a segurança no ambiente escolar, direcionados a jovens e adultos, incluindo alunos, professores e ao policiamento escolar. A abordagem do treinamento consiste em dinâmicas práticas e instrutivas que preparam os participantes para lidar com situações emergenciais envolvendo invasões por indivíduos armados com facas ou armas de fogo.

De maneira geral, alunos e professores são convidados a explorarem o ambiente escolar, e usar algumas técnicas ao seu favor. Como:
           Fuga: Ensina-se a identificar e executar rotas de fuga seguras, capacitando os participantes a evacuar o local de maneira rápida e organizada ao perceberem uma ameaça.

Abrigo: Os treinamentos incluem como identificar e utilizar abrigos ou esconderijos eficazes dentro das instalações escolares, proporcionando proteção até que seja seguro sair ou até que ajuda externa chegue.

Defesa: Como medida de último recurso, instruímos sobre técnicas básicas de autodefesa para incapacitar temporariamente um agressor, enfatizando sempre que esta ação só deve ser tomada quando as outras opções não estão disponíveis.

Adicionalmente, o treinamento aborda como os participantes devem se comportar durante a ”chegada da polícia”, garantindo que as ações dos socorristas sejam eficazes e que incidentes adicionais sejam evitados. Esse aspecto é crucial para assegurar que a resposta policial seja rápida e segura, evitando mal-entendido.

A Brazil Escola Segura também se dedica a treinar o policiamento escolar, assegurando que estes profissionais possam atuar de forma sinérgica com a comunidade escolar durante emergências, melhorando assim a resposta a incidentes e fortalecendo o ambiente seguro para todos os envolvidos

No treinamento do dia 27/04, contamos com a participação dos alunos do Ensino Médio que participam do Projeto da JUCO (Juventude Cívica de Osasco) e da Associação dos Anjos Mirins, além dos Guardas Civis das cidades de Embu das Artes, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra que tiveram um treinamento específico com situação de uma simulação real.

Para a realização dessa Treinamento contamos com o apoio de algumas pessoas, como a da Sra Aline, assessora do Prefeito Rogério Lins e do Vereador Ribamar Silva e também a presença do Vereador Ralfi Silva.

Ao final todos os alunos e policiais receberam o Certificado pela realização desse treinamento, e tivemos um feedback positivo sobre esse dia tão importante.