Publicações

UNIESP recebe a ilustre visita do Dr. César Augusto de Aguiar, Cônsul honorário da República do Chipre

0 Comentário


Compartilhe

               

No dia 31 de maio de 2023, os mantenedores da UNIESP, Dr. Fernando Costa e a Profa. Cláudia Pereira, receberam, na sede da UNIESP, a ilustre visita do Exmo. Sr. Dr. César Augusto de Aguiar,  Cônsul da República do Chipre, um país insular a leste do Mar Mediterrâneo, localizado ao sul da Turquia, a oeste da Síria e do Líbano, a noroeste de Israel, ao norte do Egito e a leste da Grécia, sendo membro da União Europeia desde 2004. O Dr. César Aguiar veio acompanhado de seu assessor, o Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior.

     A História do Chipre é riquíssima e de grande importância, passando por ela personagens como Alexandre, o Grande, Ricardo Coração de Leão (na Terceira Cruzada) e os Cavaleiros Templários, e fazendo parte do Império Romano, do Império Bizantino, do Domínio Otamano, do Domínio Inglês até a atualidade, em que, o Norte e o Sul relançaram as negociações de reunificação em 15 de maio de 2015.

     Os cipriotas gregos e os cipriotas turcos compartilham muito em comum em sua cultura devido a intercâmbios culturais. Em ambas as comunidades, a música, a dança e a arte são partes integrantes da vida social e muitas expressões artísticas, verbais e não verbais, danças tradicionais como “tsifteteli”, semelhanças nos trajes de dança e importância dada às atividades sociais são compartilhadas entre as comunidades. No entanto, as duas comunidades têm religiões e culturas religiosas distintas, sendo os cipriotas gregos tradicionalmente ortodoxos gregos e os cipriotas turcos tradicionalmente muçulmanos sunitas. Os cipriotas gregos têm influências da Grécia e do Cristianismo, enquanto os cipriotas turcos têm influências da Turquia e do Islamismo.

     Durante a visita, essa riquíssima e atraente História foi contada pelo Dr. César Aguiar, emocionando a todos.

     No final do encontro, os visitantes expressaram seu encantamento com a recepção dada pelos anfitriões e com a UNIESP, sinalizando a possibilidade de uma futura parceria, principalmente entre Instituições de Ensino e de intercâmbio entre Brasil e Chipre, dois países de culturas tão distintas e tão ricas!

     A UNIESP agradece a ilustre e honrosa visita!

 

Por Rosa Beloto