UNIESP comemora a sua mais nova publicação de excelência : a Revista Mundo Acadêmico, do Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ!

A UNIESP, Instituição mantenedora do Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ , e de mais 50 Faculdades, está comemorando o lançamento da mais nova Revista do Grupo: a "Revista Mundo Acadêmico"!

A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações - DIPEX  da UNIESP parabeniza a Diretora da UNIRJ, Profa.Ma.  Lúcia Baroni Martinazzo, a editora-chefe Profa.Dra. Lia Martins, o Conselho Editorial e todos os envolvidos na produção dessa Revista, em especial seus autores, pela edição de excelência  que inicia uma série de outras que certamente darão continuidade às inúmeras qualidades que marcam esse primeiro  registro de trabalhos de pesquisas e de extensão dos alunos e professores da UNIRJ e de convidados especiais nesse formato.

A primeira etapa do processo de publicação da nova Revista da UNIESP, a "Revista Mundo Acadêmico", foi a leitura, a análise e a avaliação de cada um dos artigos recebidos pela DIPEX feitas pelo editor-chefe corporativo, o Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr, que emitiu Parecer sobre  o periódico com o seguinte teor:

"O periódico em exame revela-se um excelente veículo científico com artigos de temática variada, de interesse social e seguindo as diretrizes de um artigo acadêmico moderno. (...)

Declaro-me favorável à publicação do número apresentado da "Revista Mundo Acadêmico", cujos merecimentos são evidentes. De mais a mais, envio congratulações aos organizadores e autores do periódico em questão nas pessoas de sua editora, Profa. Dra. Lia S. de Oliveira Martins, e de sua Diretora da UNIRJ, Profa. Ma. Lúcia Baroni."

A Diretora da DIPEX, Profa. Rosa Beloto, além de endossar o Parecer acima exposto, salienta que os artigos que compõem a "Revista Mundo Acadêmico" atendem, em maioria, a uma antiga sugestão feita por ela aos Diretores das IES UNIESP: a de que registrem  os artigos resultantes de atividades científicas - como as realizadas via PROPIC ( Programa de Pesquisa e Iniciação Científica UNIESP), nos Trabalhos de Conclusão de Cursos-TCCs, dentre outras - e as atividades de extensão realizadas pelos alunos sob orientação de docentes  em Revistas, Anais etc.

Já na apresentação feita pela Profa.Dra. Lia Martins, de forma devida e competente, fica evidente que foi o que ocorreu na produção da "Revista Mundo Acadêmico" e que se mostrou um diferencial de qualidade já em seu primeiro número:

"A pesquisa, indubitavelmente, deve fazer parte da vida acadêmica do aluno de nível superior de ensino. É por meio dela que o universo do conhecimento se abre, bem como sua produção. Como todo conhecimento deve ser compartilhado para que alcance sua extrema valia, uma das formas de sua divulgação é a escrita de artigos acadêmicos. Com essa visão, a Coordenação de Pesquisa e Extensão do UNIRJ decide criar a Revista Mundo Acadêmico, um espaço destinado a publicações de pesquisas implementadas em diferentes áreas de concentração. Aqui, o aluno do Centro Universitário,sob o acompanhamento de um professor orientador, encontra um espaço para seus artigos, frutos de projetos extensionistas, ou ainda de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs. A revista está igualmente aberta a artigos produzidos por professores pertencentes ao quadro docente da Instituição, assim como àqueles de outras instituições. A importância da revista Mundo Acadêmico é exatamente o compartilhar do que está sendo produzido, propiciando enriquecimento, atualização; mas, acima de tudo, estimulando a pesquisa.

Mundo Acadêmico está estruturada em 3 seções: Ciências da Saúde e da Natureza / Educação e Ciências Humanas / Ciências Jurídicas. Com elas, procura-se contemplar as diferentes áreas, e surge a proposta de estabelecer-se um possível diálogo entre elas.

A expectativa é a de que os conteúdos publicados em Mundo Acadêmico possam contribuir para ampliar a discussão sobre as diferentes temáticas pautada na reflexão, além de colaborar para a construção de um acervo voltado para a apropriação do conhecimento com possibilidades de desmembramentos, consubstanciando-se, marcadamente, um mundo acadêmico.

Seja Bem-vindo!

Este Mundo é seu.

Lia Martins."

O importante e belo texto de apresentação feito pela Profa.Dra. Lia Martins já é um convite irrecusável para a leitura de todos os artigos que compõem a 1ª edição da "Revista Mundo Acadêmico" do Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ, que se encontra disponível em

Tenham, então, excelente leitura dos artigos dessa Revista que promete ser um grande sucesso!

Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações UNIESP

Profa. Rosa Beloto