Apresentação de TCCs dos alunos do Cursos de Enfermagem da FASP – Faculdade de São Paulo inspiram a criação de publicações especiais sobre PESQUISAS na UNIESP

Na formação integral de um aluno que realiza um Curso de Graduação, qualquer que seja ele, de maneira que se torne um egresso que tenha adquirido competências e habilidades no decorrer do Curso que o torne um profissional bem-sucedido, um cidadão atuante e um indivíduo ético e solidário, três eixos indissociáveis atuam com tal finalidade: ensino, pesquisa e extensão.

O ensino, em que ocorre a aquisição de conhecimento intermediado por um professor nas aulas do Curso, é complementado por atividades acadêmicas, culturais, artísticas, esportivas, dentre outras, de maneira a complementar a sua formação geral ou específica, por isso chamadas atividades complementares. O conhecimento também é adquirido em atividades práticas como as práticas como componentes curriculares, as APS (atividades práticas supervisionadas) e por meio do estágio supervisionado (práticas realizadas em ambiente profissional) .

As atividades de extensão são de suma importância na formação do aluno porque, por meio da realização de atividades que consistem em prestação de serviços à comunidade, ele “aprende fazendo”.

Há, porém, um outro meio de aquisição de conhecimentos que é de suma também de suma importância: aquele em que  o aluno aprende por meio da investigação que ele faz por sua conta ou por indicação de um professor para aquisição de conhecimentos novos: a PESQUISA. Embora a pesquisa não seja obrigatória em Instituições de Ensino Superior que sejam Faculdades, como  é essencial à formação dos alunos, as Faculdades UNIESP sempre esteve presente em seus Cursos de Graduação, por meio de Programas como o PROPIC-Programa de Pesquisa e Iniciação Científica, por meio de grupos de pesquisa como os dos Núcleos do Centro de Pesquisa UNIESP, de Projetos especiais Minha Cidade e Minha Faculdade e principalmente por meio de pesquisas realizadas pelos alunos nos Cursos em trabalhos como o TIID-Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito e os TCCs – Trabalhos de Conclusão de Cursos.

Todas as atividades de pesquisa das Faculdades UNIESP são registradas em Revistas eletrônicas e, a partir de agora, em publicações especiais que estão sendo preparadas  neste  final de primeiro semestre de 2022 para que as pesquisas de excelência realizadas pelos alunos tenham um espaço para serem conhecidas publicamente. Esse espaço, a princípio, será no site das IES.

Nos dias 13  e 21 de junho de 2022, por exemplo, os alunos do nono e do décimo semestres do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de São Paulo-FASP apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Os alunos montaram powerpoint com a apresentação à Professora que os orientou, a Professora Célia Magalhães de Souza.

Os assuntos tratados nos TCCs do nono semestre, em primeira versão, foram os seguintes:

• Assistência ao paciente com dreno de tórax;
  • Vida sexual na terceira idade;
  • Cuidador de idoso e suas divergências;
  • Prevenção do uso de droga pelas crianças ;
  • Violência Obstétrica;
  • Silicone industrial: o grande vilão;
  • Gravidez na adolescência;
  • Efeitos da doença de Chagas no decorrer da vida;
  • O impacto do HIV no desenvolvimento infantil;
  • Descarte correto do resíduo hospitalar

Já os TCCs apresentados pelos alunos do décimo semestre e em versão definitiva foram:

• O papel do enfermeiro frente a gestação segura em pacientes com HIV;
  • Os efeitos da implementação das práticas integrativas no cuidado da enfermagem em pacientes oncológicos;
  • Papel do enfermeiro em cuidado paliativo na UTI.

Esses trabalhos do décimo semestre em versão final serão publicados no site da FASP em edição especial , dando  início a este tipo de ação que será realizada em todas as IES UNIESP para os cursos que tenham no currículo a elaboração e a apresentação de TCCs.

Parabéns aos alunos de Enfermagem da FASP e à Profa. Célia!