Direção da FACH investe em Iniciação Científica e aprova trabalhos no CONIC

A direção da FACH – Faculdade de Hortolândia, tem focado seus esforços em incentivar uma importante prática na educação superior: a Iniciação Científica.

Com a promoção de atividades e palestras que enaltecem a importância do desenvolvimento científico, a coordenação e os professores da FACH apresentaram aos alunos as vertentes da Iniciação, incentivando-os a desenvolver projetos e pesquisas, obtendo resultados positivos desde o início.

Visando despertar vocações e contribuir na formação profissional e pessoal dos estudantes, o diretor da IES, Alex Candiago, criou um conselho assim que assumiu o cargo em 2017 e treinou os professores para que orientasse os alunos nos projetos de Iniciação. Os frutos dessas iniciativas foram colhidos logo, com a aceitação de diversos trabalhos no CONIC- Congresso Nacional de Iniciação Científica.

“Assim que assumimos a gestão de nossas unidades encontramos um ambiente sem iniciação científica, escolhi o CONIC por ter sido parecerista e conhecer todo processo. Além de conhecer o congresso ele leva a chancela do CNPQ”, declarou o diretor.

Antes de levar a proposta aos alunos, o diretor realizou um treinamento com os professores que se tornaram aptos a orientar os alunos durante as pesquisas. Entretanto, a princípio, os projetos não foram bem aceitos pelos alunos. E apenas com o envolvimento das disciplinas que ocorrem no ano letivo vigente do Congresso, foi possível a criação de uma conexão entre os conteúdos e a prática científica que atraiu por fim os acadêmicos.

“Quando um aluno participa de um congresso ele se apropria da unidade educacional e realmente veste a camisa e muda totalmente sua visão de Pesquisa científica e melhora sua autoestima”, explica Alex.

Desde então, os alunos pegaram gosto pela pesquisa. Em 2017, ano da implementação da Iniciação na IES, foram 9 projetos aceitos, em 2018, foram 12 e em 2019 foram 15 projetos aceitos no CONIC e não vai parar por aí.

"Neste ano mesmo em tempos de pandemia conseguimos um número considerável de trabalhos aprovados em Hortolândia, continuando e consolidando a iniciação científica de nossas unidades”. Destaca o diretor. E ainda ressalta, “deixamos claro a exigência do mercado, principalmente de multinacionais quanto a necessidade de ter a experiência de iniciação científica, aumentando significativamente a empregabilidade do discente.”

Confira agora o depoimento de uma das alunas com projeto aceito no CONIC: https://youtu.be/K8lwoo6i0BA