Notícias

UNIESP inicia planejamento com a participação de 961 professores

2 Comentários


Compartilhe

               

Segunda-feira, dia 3 de agosto de 2020 foi realizado no estúdio da UNIESP, uma live transmitida pelo youtube, do primeiro dia de capacitação e planejamento com os professores das Instituições de Ensino Superior mantidas pela UNIESP S/A.

O evento organizado pela equipe de gestão acadêmica contou com a participação de 961 professores entre eles diretores e coordenadores de cursos, com enfoque na capacitação tecnológica dos docentes e no planejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2020.

Teve início com a rica memória, por meio de um vídeo de alguns momentos inesquecíveis da Orquestra da UNIESP, evidenciando uma das muitas ações da mantenedora que nutre a crença que educação de excelência também se faz com arte, sempre atenta em investir em projetos sociais e culturais.

O Prof. Murilo Mendes de Angelo - Diretor dos cursos de Graduação, destacou que o evento é fruto de ações conjuntas de academia e gestão. Com ação de vários agentes: mantenedora, equipe diretiva e corpo docente UNIESP S/A., destacou a importância de resgatar a história que impulsiona este novo momento da Instituição, que celebrou 23 anos na semana passada.

O Prof. Murilo, apresentou o Prof. Márcio Magalhães Fontoura, um dos fundadores sob a liderança da Profa. Cláudia, da área de Gestão Acadêmica em 2011 e hoje consultor na mesma área, que proferiu algumas palavras sobre a importância histórica da UNIESP e o papel da Educação na transformação das pessoas.

Em seguida, o Prof. Márcio fez uma capacitação voltada para o plenejamento dos professores, com o título: Formação e Avaliação por Competências.

Destaca-se na capacitação, após conceituar a termo "competência", a necessidade do planejamento das ações pedagógicas considerando o contexto de pandemia e o perfil do egresso de cada um dos cursos, ressaltando que os professores devem, no processo de planejamento, retomar as competências de cada curso, observando o perfil evolutivo do aluno por semestre.

Evidenciando no plano de ensino, os conhecimentos, habilidades e atitudes que a disciplina ajudará a desenvolver, alinhados com o projeto do curso. Que metodologias serão utilizadas, considerando as aulas sincronas e assíncronas neste tempo de pandemia, destando a importância dos professores usarem novos métodos para gerar aprendizagem. Orientou a necessária revisão da avaliação, para gerar a aprendizagem significativa e contextualizada. Destacou a importância do papel do professor para desenvolver a aprendizagem e da sua missão na recuperação da aprendizagem, retomando o Programa de Recuperação da Aprendizagem - PRA.

No final, o prof. Márcio orientou os procedimentos para o planejamento à partir das reflexões realizadas. O prof. Murilo, encerrou a primeira parte do evento agradecendo à todos e reconhecendo a importância e esforço de cada um neste tempo de pandemia, destacando o valor do trabalho coletivo.

Após o encerramento, os diretores e coordenadores de cursos de cada unidade de ensino, se reuniram por meio do TEAMS para colocar em prática o processo de planejamento do segundo semestre de 2020.

A semana de capacitação e planejamento se estenderá nos dias 4 a 7 de agosto de 2020, sendo a primeira parte Institucional, no formato de live e o segundo de reuniões de planejamento por unidade. Destaca-se que desde ontem os professores estão recebendo um treinamento da Microsoft para o uso da Ferramenta Teams.

A semana é mais uma evidência de que a UNIESP cumpre a sua missão educacional, na certeza de que um grande país só se faz por meio de um investimento contínuo na educação que transforma as vidas.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.





  • Sou professora no grupo UNIESP S/A desde 2011 e leciono nos cursos que compõem o núcleo de negócios e licenciatura nos campi FAMA e FRP. esta sendo de grande valia a capacitação ofertada, troca de opiniões e sugestões que com certeza estão fazendo a diferença neste momento de novo normal e pandemia que passamos a nível mundial. Os alunos estão correspondendo bem as aulas e sinto muito orgulho por fazer parte desta família que sempre busca a qualidade e prioriza o ensino aos nossos alunos, sem deixar de lado o seu quadro docente. Parabéns a todos os envolvidos no processo de capacitação que sempre faz a diferença em nossa sociedade civil, acadêmica e cultural.


  • Sou professora no Grupo, leciono e oriento estágio de Pedagogia na Faculdade de Osasco desde 2018. Fiquei muito satisfeita com esse período de Capacitação. foram dias de muito aprendizado que certamente contribuirá para um ensino de qualidade. Parabéns a todos os envolvidos que com muito profissionalismo e competência tem nos mostrado que mesmo diante de um período de pandemia e de tantas incertezas, é possível fazer uma Educação de Qualidade. Tenho orgulho em fazer parte deste grupo.