Publicações

Docente da FAISA publica artigo no nono volume da Série Educar

0 Comentário


Compartilhe

               

O docente da Faisa- Faculdade de Ilha Solteira, Eduardo Vasconcelos da Silva, é coautor no nono volume da Série Educar, da Editora Poisson. A publicação é feita no formato ebook e contém uma coletânea de artigos com uma série de estudos sobre educação, desafios e experiências na forma de ensino. 

No capítulo escrito pelo professor Eduardo, são abordados temas com racismo, preconceito e desigualdade, em narrativas (auto)biográficas de professores.  O texto apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Paranaíba, no período de 2014 a 2016, pelo docenteO artigo busca discutir e compreender a percepção de professores que atuam no Ensino Fundamental do 1º. ao 5º ano em Ilha Solteira, no Estado de São Paulo, em 3 escolas da rede municipal. A proposta busca estabelecer, com esses educadores, um diálogo sobre as questões étnico-raciais que possibilite a compreensão de como eles lidam com o preconceito, o racismo, as questões de raça e de cor presentes no cotidiano escolar, analisando suas experiências pessoais e profissionais vivenciadas sobre essa temática. 
 

O convite para escrever o texto, veio por meio da professora que orientou Eduardo em seu Mestrado, Dra. Léia Teixeira Lacerda, Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação.  

O docente tem um currículo extenso, é graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ilha Solteira-SP (FAISA -2007). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Urubupungá de Pereira Barreto-SP (FIU-2008). Pós-graduado em Neuropedagogia pela Universidade de Jales-SP (UNIJALES -2010). Possui cursos de Políticas Educacionais pela UNESP de Ilha Solteira-SP, curso de graduação na área de Matemática (2011). É também Mestre em Educação (2016) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi Conselheiro Tutelar, trabalhou na Câmara Municipal e no Departamento de Assistência Social no município de Ilha Solteira.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site:https://poisson.com.br/2018/produto/serie-educar-volume-9/