Descrição
CONCEPÇÃO DO CURSO:
O Curso de Tecnologia em Marketing é voltado para a formação de profissionais para atuarem nas áreas relacionadas à gestão de marketing nas organizações. Estes profissionais são responsáveis por diversas atividades, destacando-se a elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes através de estudos de mercado e seu ambiente socioeconômico, criando e inovando produtos e serviços, promovendo-os, solidificando sua marca e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados com uma visão sistêmica e abrangente das diversas áreas que compõem uma organização.
Renovação de reconhecimento, Portaria 705 de 18 de dezembro de 2013, publicada no DOU de 19 de dezembro de 2013.
MERCADO DE TRABALHO:
O aluno egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNISUZ estará apto a atuar em empresas públicas e privadas, consultorias e demais ambientes que necessitem inserir seu produto ou serviço no mercado. Poderá ocupar posições como: funções gerenciais, comprador nacional e/ou internacional, representante comercial, franqueado, consultor especializado nos diversos temas relacionados ao marketing, dentre outras.
OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):
GERAIS:
Formar profissionais especializados em Marketing, sem perda da visão generalista dos processos gerenciais, que tenham a compreensão da totalidade e da complexidade do ambiente em que está inserido, a fim de refletir, analisar e propor soluções para os problemas detectados. Compete ao tecnólogo em Marketing identificar as técnicas e práticas utilizadas pelas empresas para comunicar-se com o público, voltada para compras, oferta e venda de mercadorias ao consumidor final.
ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a capacidade para criar, aplicar e ler pesquisas de mercado.
- Desenvolver habilidades e competências para planejar, implementar e controlar a criação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, considerando seu ciclo de vida e as estratégias envolvidas.
- Criar e implementar estratégias no que diz respeito à segmentação de mercado, posicionamento de marca e adequação de preços, considerando o público alvo e as pesquisas de marketing.
- Desenvolver a capacidade de analisar, planejar, implementar e controlar estratégias para comercialização de produtos, serviços e idéias que considere o comportamento do consumidor ao desenvolver um o relacionamento e a fidelização dos clientes.
- Desenvolver políticas e campanhas de comunicação que atendam às demandas de mercado de modo criativo e inovador.
- Desenvolver e implementar estratégias de marketing que envolvam campanhas promocionais para construção da marca e que potencializem os resultados das vendas. - Estimular o exercício da cidadania, ressaltando a relevância do Tecnólogo em Marketing no contexto social.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
É projetado que o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing desenvolva o seguinte rol de competências e habilidades:
- Tomada de decisões – o trabalho deste profissional deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas às situações apresentadas;
- Comunicação – devem ser acessíveis e manter os princípios éticos no uso das informações a ele confiadas, na interação com profissionais de outras áreas e o público em geral;
- Liderança – no trabalho em equipe multiprofissional, o Tecnólogo em Marketing deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem da comunidade;
- Educação permanente – deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e com o desenvolvimento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
Onde Estudar
Faculdade | Cidade | Estado |
---|---|---|
Centro Universitário Bauruense - UNIESB | Bauru | SP |
Faculdade de Diadema - FAD | Diadema | SP |
Faculdade de Ibiporã | Ibiporã | PR |
Faculdade de Jandira | Jandira | SP |
Faculdade São Paulo - facsp | São Paulo - Capital - Tucuruvi | SP |
Centro Universitário de Suzano - Unisuzano | Suzano | SP |