CURSOS



Matemática - EAD

Graduação: Licenciatura



6 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa, entre outras. Está habilitado, ainda, a atuar no magistério, como professor no Ensino Fundamental, Médio e Superior.


Objetivos gerais 

Promover, com base na estruturação de disciplinas, e em atividades coerentes e relevantes, respaldadas em fundamentos científicos e pedagógicos, uma formação consistente para o exercício do magistério de matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio.


Objetivos específicos

Formar licenciados em Matemática aptos a atuar nas atividades de ensino de Matemática com conhecimento das diretrizes científicas específicas da produção do conhecimento, o qual é considerado como condição para o exercício do magistério.


Mercado de Trabalho

O maior mercado para esse profissional está na docência, pois é enorme a falta de professores de matemática no Brasil. A criação de novas universidades federais abre vagas no ensino superior, destinado a professores com pós-graduação (mestrado e doutorado). Bancos, instituições financeiras e consultorias são empresas que também contratam matemáticos.

Com as transformações sociais que nos são impostas pela sociedade moderna, o avanço das novas tecnologias e suas consequências para os meios educacionais, novas formas de ensinar e aprender precisam ser observadas. O professor deve aparecer como elemento que estabelece pontes entre os processos de construção do conhecimento dos alunos e o saber coletivo refletido nos conteúdos que formam o conteúdo escolar. 

Assim, as situações educativas são processos interativos que podem ser representados por um triângulo, onde seus vértices são: o aluno que constrói significados, o conteúdo sobre o qual se opera a construção de significados e o professor que atua para intervir neste processo de construção. As relações de ensino podem ser observadas através das relações que se movimentam entre estes três elementos. 

Observamos que toda essa problemática situa-se sobre a discussão do paradigma dominante. São problemas que envolvem, num âmbito mais profundo, a formação de professores, currículo e sociedade. Toda esta estrutura, impregnada de ideologia, trabalha a favor da manutenção do poder por parte daqueles que o ocupam. A tendência que predomina é sempre a de manutenção do paradigma atual.

Ao professor compete ensinar, portanto, o que se tem que fazer é encontrar situações que permitam o intercâmbio e o aproveitamento de situações, de modo que estes revertam em melhorias do ensino. Isto não quer dizer que o professor deva ser um cumpridor de tarefas. Muito pelo contrário, acreditamos que devamos instrumentalizá-lo para que possa ganhar maior independência em seu trabalho.

Não temos dúvida de que devemos investir para que o professor se torne um pesquisador em seu universo de trabalho, analisando os processos implícitos em seu cotidiano, levantando hipóteses e propondo soluções. Este deve ser o movimento contínuo de um professor em sala de aula. A prática do professor, mesmo que de forma não consciente, vincula-se a uma concepção de ensino e aprendizagem, que determina os papéis do professor e aluno, a metodologia, os conteúdos a serem trabalhados e a função social da escola em que o professor está inserido. O conhecimento dos conceitos matemáticos e dos obstáculos envolvidos no processo de construção desses conceitos necessita fazer parte da formação dos professores para que possam reunir melhores condições de mostrar aos alunos a matemática como uma ciência em constante evolução, como também melhor compreender alguns aspectos da aprendizagem dos alunos.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O estudo de teorias matemáticas e suas diversas aplicações acompanha toda a trajetória do aluno. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria, além de aulas de informática, probabilidade e estatística. A partir do terceiro ano, o aluno passa a ter aulas de disciplinas de Pedagogia. Quem segue o bacharelado se aprofunda em matemática.


Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Rio Claro Rio Claro SP