Descrição
Apresentação e Perfil Profissional
Formar um profissional com foco no humano e no social com sólida formação científica e tecnológica, objetivando que os conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no curso lhe possibilitem a análise, projeto, instalação, operação e manutenção de todo um sistema ou processo produtivo, de forma automatizada obedecendo a uma programação, controle e supervisão integrados.
Formar um profissional habilitado a aplicar métodos científicos à análise e solução de problemas de engenharia, especificamente os relacionados aos processos automatizados e a automatização de sistemas, bem como desenvolver o pensamento criativo e empreendedor com facilidade de atuar e gerenciar equipes multidisciplinares com ética e respeito pelo humano, utilizando a informática como ferramenta usual e rotineira.
Para atingir estes objetivos pretende-se:
- Desenvolver o pensamento criador, crítico e empreendedor;
- Desenvolver habilidades para o uso da informática como ferramenta usual e rotineira;
- Desenvolver a habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares;
- Capacitar o educando a identificar, formular e resolver problemas de engenharia, considerando as questões de viabilidade técnica e econômica e os impactos ambientais;
- Capacitar o estudante a utilizar a tecnologia atual e a absorver e gerar novas tecnologias;
- Preparar o futuro profissional nas tarefas que lhe permitam planejar, organizar, desenvolver e controlar sistemas de acordo com as exigências necessidades da região, atento as legislações do país e as exigências do mercado mundial e,
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional.
Mercado de Trabalho
Atualmente, toda indústria tem algum índice de automação, desde os sistemas mais simples até os mais elaborados. Além disso, o atual momento econômico do País impulsiona os investimentos, e as indústrias estão trabalhando a todo o vapor, demandando mais profissionais. Como acontece nas demais engenharias, o melhor caminho para entrar numa grande indústria é o estágio.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. Nesse curso, o aluno também estuda, no início, lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, projetar, analisar e controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Ato Legal de Autorização
Engenharia de Controle e Automação (Portaria de abertura n° 1098, de 18 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U em 19 de dezembro de 2008)
Portarias de Reconhecimento
Engenharia de Controle e Automação (Portaria de reconhecimento n° 64, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U em 30 de janeiro de 2015)
Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 200 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas
Projeto Integrador: 120 horas
Coordenador do Curso
Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecília. Coordenador e Professor para o curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Santa Bárbara D´Oeste.
http://lattes.cnpq.br/3040139513468355
Onde Estudar
Faculdade | Cidade | Estado |
---|---|---|
Faculdade de Jacareí | Jacareí | SP |
Faculdade de Santa Barbara do Oeste | Santa Bárbara d`Oeste | SP |