UNIESP–Guaratinguetá: OGE realiza evento sobre o folclore

Data: 05/09/2016 | 0 Comentário

No dia 31 de agosto, a Organização Guará de Ensino – OGE realizou o “Evento do Folclore”, dando destaque ao folclore do vale do paraíba, na figura de Monteiro Lobato, e à cultura popular.

“Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país”, explicou o professor Ms. Luiz Paulo Alves da Cruz, convidado do evento que proferiu a palestra de abertura “A Cultura Popular no Vale do Paraíba” e falou sobre as manifestações culturais e religiosas do Jongo e do Moçambique no Vale do Paraíba, destacando a cultura do Jongo, na cidade de Guaratinguetá.

Em seguida, houve a exibição de um documentário sobre a vida de Monteiro Lobato apresentado pelo professor Jilian Cardoso de Melo, do curso de Pedagogia, que encantou o público caracterizado como o famoso escritor.

Para encerrar, os alunos do curso de Pedagogia, orientados pela coordenadora e professora Rita Aparecida dos Reis, apresentaram uma peça teatral intitulada “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” preparada e adaptada pelo aluno Lincoln Éder dos Santos Leite.

Ao final, a locutora do evento convidou os presentes para apreciarem a exposição de obras de Monteiro Lobato, livros, cartas e objetos.

A OGE, através de sua diretora-geral, professora Érica Barbosa Joslin, agradece o empenho e dedicação dos professores e alunos envolvidos nesse evento.