Publicações

Alunos da FACEG realizaram um projeto de extensão em Escola Estadual abordando o tema “SUS: quando e como usar” para estudantes do ensino médio.

Data: 22/06/2026 | Comentário


Compartilhe

          

Os alunos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem da FACEG realizaram um projeto de extensão na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, com o tema “SUS: quando e como usar”, direcionado aos estudantes do ensino médio.

A atividade teve como principal objetivo promover a educação em saúde da comunidade escolar, contribuindo para a desmistificação do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Buscou-se, assim, capacitar os estudantes para que compreendam melhor como a rede pública de saúde está organizada, identificando suas diferentes portas de entrada e aprendendo a utilizar os serviços de forma consciente, adequada e resolutiva. 

Durante a ação, foram abordados os principais níveis de atenção do SUS, destacando-se a Atenção Primária, representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis pelo acompanhamento contínuo, vacinação, consultas médicas, enfermagem, pré-natal, controle de doenças crônicas e promoção da saúde. Também foi explicada a Atenção de Média Complexidade, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), destinadas a casos de urgência e emergência de menor gravidade, que necessitam de atendimento rápido, porém não hospitalar. Além disso, discutiu-se a Atenção de Alta Complexidade, realizada em hospitais, voltada para situações mais graves, que exigem internação, cirurgias e cuidados especializados. 

Os estudantes foram orientados sobre quando procurar cada serviço, evitando a sobrecarga desnecessária das unidades de urgência e contribuindo para o melhor funcionamento da rede. Também foram apresentados os principais canais de acesso em situações de emergência: o SAMU (192), serviço acionado em casos graves e que oferecem risco imediato à vida, e a importância de buscar a UBS como primeiro ponto de cuidado em situações não emergenciais. 

Ao longo do projeto, reforçou-se ainda a importância da prevenção, do acompanhamento regular de saúde e do entendimento do SUS como um sistema universal, gratuito e organizado em rede, que depende do uso adequado por parte da população para funcionar de maneira eficiente.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!