UNIESP – Guaratinguetá: FACEAG exibe o filme “O Mercador de Veneza”, no Projeto: “Cineconhecimento”

Data: 11/05/2017 | 0 Comentário

No dia 26 de abril, foi exibido o filme: “O Mercador de Veneza”, para os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá – FACEAG.

O evento está inserido no Projeto “Cineconhecimento”, que tem como objetivo agregar conhecimentos, valores, vivências e reflexões comuns às diversas disciplinas do currículo, além de possibilitar um espaço de discussão sobre importantes temas, despertando nos alunos o senso crítico e ético sobre a sociedade atual e integrar o desenvolvimento social como um todo.

O filme se passa na cidade de Veneza, no século XVI, onde Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antônio (Jeremy Irons) um empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antônio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim, ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antônio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antônio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antônio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.