Guaratinguetá: Representantes da IES participam do coquetel de comemoração pela fundação da revista Ciência Contemporânea - FACEG

Data: 14/12/2017 | 0 Comentário

A Revista Ciência Contemporânea foi idealizada no ano de 2017, pela Professora e Diretora da Faculdade de Educação de Guaratinguetá, Érica Barbosa Joslin. O projeto recebeu apoio integral da Presidência da UNIESP S.A., José Fernando Pinto da Costa e Cláudia Pereira; do Diretor Acadêmico Ericson Dias Mello; da Diretora de Pesquisa e Extensão Rosa Maria Mijas Beloto; e do Professor João Adalberto Campato Júnior, editor-chefe da Revista Tema.  A equipe de editores da Revista Ciência Contemporânea foi formada pela Professora Érica Barbosa Joslin, como editora-chefe da revista e pelos professores: Clarisse Laupman Ferraz de Lima; Ivanilson Bezerra da Silva; João Adalberto Campato Júnior; e Roger Fernandes Campato.

A louvável qualidade acadêmica da revista se destacou desde a primeira edição, publicada em 27 de junho de 2017. Os artigos são de autoria de professores adequadamente titulados, e a temática se coaduna com a proposta da revista, cujo formato contemporâneo pretende abordar temas variados, prestigiando a interdisciplinaridade, mas sem deixar de conter uma coluna vertebral que a tudo equilibra.

Como não poderia deixar de ser, diante das evidentes virtudes da revista, o projeto vem se desenvolvendo com acréscimos contínuos de melhorias, com evidente destaque para a qualidade dos trabalhos submetidos. A projeção é de que a Revista Ciência Contemporânea se torne referência nacional de revista científica especializada no Brasil.

E para comemorar o sucesso da Revista Ciência Contemporânea, no dia 8 de dezembro de 2017 os editores foram convidados a participar de um belíssimo coquetel de comemoração pela fundação da revista na Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG). Nessa oportunidade, o Presidente da UNIESP e Reitor da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, esteve presente para fazer a emocionante entrega das placas de homenagem a cada um dos editores, pelos trabalhos realizados. Segundo o Reitor José Fernando Pinto da Costa “a complexidade dos desafios do mundo contemporâneo coloca a ciência cada vem mais em evidência, sendo imprescindível o investimento em pesquisa no Brasil”. Seguindo este propósito, a Professora Érica Joslin destacou que “o projeto de fundar na Faculdade de Educação de Guaratinguetá uma revista científica especializada se deu com o propósito de permitir, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade”.

Com esse espírito se desenvolveu a comemoração da fundação da Revista Ciência Contemporânea na Faculdade de Educação de Guaratinguetá. A mensagem final foi deixada pela Professora Rosa Beloto ao dizer que “a pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento  é  base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural”.

Os editores da Revista Ciência Contemporânea desejam com esse trabalho incentivar a pesquisa científica com vistas à alteração da realidade mutável, tendo em vista a transformação do mundo pelo conhecimento. Com a produção semestral da Revista Ciência Contemporânea, espera-se contribuir para mitigar o “confinamento do saber” e estabelecer pontos de contato dialógicos, humanizados e solidários que possam, não apenas iluminar trabalhos de relevância, como instigar o interesse para novos paradigmas do saber, próprios da contemporaneidade.