CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Noite


3000 Horas

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Descrição

Apresentação:

A criação do curso de Administração da FACEAG ocorreu em um momento em que a OGE, sensibilizada com o processo de modernização, resolveu adequar-se às novas tendências de mercado. A partir de discussões com professores e comunidade local surgiram ideias de desenvolver a formação de um profissional que pudesse suprir as demandas das organizações públicas e privadas, ou seja, administradores, com o objetivo de atender às expectativas da sociedade e do empresariado e contribuir para os desenvolvimentos local, regional e nacional. Para atender às crescentes exigências regionais de mão de obra especializada e formar pessoas para suprir as necessidades do mercado de trabalho. E para tanto, junto à antiga OGE, mantenedora do Colégio Nogueira da Gama, foi incorporando novos cursos, novas formas de organização, novos professores, mestres e doutores e, assim, por demanda e coerência criou-se, em 27 de julho de 1977, o curso superior de Administração de Empresas.
Atualmente, em sua trigésima quarta turma, prevalece na Instituição o desejo de formar um profissional competente e compromissado, agressivo em idéias, um ser pensante que tenha paz em sua consciência, desejo do autoaprendizado, que seja responsável com seus conhecimentos e proliferador das questões éticas, assim como em suas atitudes. O curso de administração possui um total de 220 vagas anuais, funcionando no período noturno.

Objetivo do Curso:

Como objetivo geral, o Curso de Administração visa à formação de profissionais competentes, críticos, criativos, privilegiando sempre a atitude ética e humanística, amplificando o processo de desenvolvimento pessoal, organizacional e do conjunto da comunidade, de modo que possam desenvolver o conhecimento no campo acadêmico, da pesquisa e da extensão, juntamente com as  diversas organizações, capacitando e estimulando os formandos na elaboração de soluções e projetos em conjunto e efetivando a proposta teórico-prática.

Desse modo, o Curso visa à formação de profissionais de administração que atendam aos seguintes aspectos:
a)    sejam competentes, habilidosos, críticos, criativos e que privilegiem sempre a atitude ética e humanista na abordagem dos problemas;
b)    sejam capazes de pensar estrategicamente, reconhecer problemas e propor soluções, atuando preventivamente no processo de tomada de decisão em diferentes graus de complexidade;
c)    tenham visão sistêmica e sejam flexíveis às mudanças diante de diferentes contextos organizacionais e sociais;
d)    desenvolvam a capacidade de transferir conhecimentos de sua experiência pessoal e profissional para os diferentes tipos e modelos de organização;
e)    tornem-se profissionais com visão e competência para serem empreendedores de novos negócios.

O Curso também possui como objetivo constituir-se em fator positivo no processo de desenvolvimento da vida pessoal de seus estudantes e, ainda, ser reconhecido como pertencente ao conjunto da comunidade, por meio da atuação profissional de seus formados. Objetiva-se impactar positivamente o arco de questões que aflige nosso processo de desenvolvimento, na medida em que as questões ligadas a este mesmo desenvolvimento se constituem num centro de referência tanto no ensino como na pesquisa e extensão. É justamente a interação do Curso com as organizações que dará o caráter prático da sinergia transformadora almejada, efetivando a proposta práticoteórica em tela, quer através da atuação concreta dos profissionais aqui formados, ao oferecerem seus esforços e soluções competentes e criativas na vida profissional, quer pela aproximação entre a Instituição, as diversas organizações afins e as empresas em projetos conjuntos. Assim, teremos a difusão para o conjunto da comunidade dos produtos e conquistas que se façam no campo acadêmico do ensino, pesquisa e extensão.

Mercado de Trabalho:

A comunidade educativa da FACEAG está ciente da necessidade de estabelecer diálogo franco e aberto com as transformações tecnológicas e socioculturais baseadas no respeito e reconhecimento recíprocos, valorizando as raízes culturais e a identidade regional, aspectos marcantes do processo de compreensão global, permitindo, assim, que a cultura valeparaibana sempre esteja presente nos projetos e nas ações desenvolvidas pela Instituição.
O Curso tem articulado maior interação com empresários, executivos e entidades de classe. Esses profissionais têm participado das atividades acadêmicas do Curso, seja para proferir palestras, expor sua empresa e seus produtos em nossos stands e permitir visitas técnicas dos alunos.
A aproximação com as organizações públicas e privadas tem favorecido a formação de parcerias. As parcerias levam em consideração o ensino, a pesquisa e a extensão. Deste modo, os alunos têm alcançado colocação profissional, seja para as vagas de estágio ou para vagas efetivas nas empresas conveniadas.

Perfil Profissional:

Nesta época de profundas transformações, o profissional deve estar habilitado a pensar globalmente para agir com o máximo de eficácia na realidade específica de sua atuação. O especialista não está mais isento de pensar a globalidade, enquanto o generalista não está mais isento de dar respostas competentes a problemas específicos. A solução para esse paradoxo do executivo moderno está na capacidade de atuação em equipes multidisciplinares, exigindo do profissional um domínio competente do campo conceitual de áreas conexas. Esse profissional deve estar aparelhado metodologicamente para enfrentar novos campos de conhecimento e ao mesmo tempo atualizar o conhecimento já adquirido.
Trata-se de um profissional capaz de criar e/ou gerenciar o desenvolvimento das organizações sob um ponto de vista holístico, fazendo com que as próprias organizações assumam uma dinâmica holística, tão necessária à sua sobrevivência e desenvolvimento num mundo em constante mudança.

O currículo enseja condições para a formação de Bacharel em Administração, oferece amplas possibilidades ao egresso para adequar-se às oportunidades do mercado de trabalho, sem se descuidar do perfil empreendedor do profissional. Por outro lado, oferece aoestudante oportunidade de formação que mais condiga com seus interesses e expectativas, pessoais e profissionais.

A metodologia curricular desenhada prioriza áreas de conhecimento para diferentes formações e habilitações, possibilitando diferentes perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras. Sobretudo, o currículo está comprometido com o perfil de seus formandos, levando em consideração as competências intelectuais que reflitam as diversidades das demandas sociais e organizacionais.

Por outro lado, o alinhamento do conteúdo programático das atividades acadêmicas da FACEAG é um trabalho constante da Coordenação em conjunto com o corpo docente, dedicando especial atenção para que os conteúdos ministrados sejam relevantes para o perfil desejado do egresso, bem como a avaliação dos ementários e, principalmente, o contínuo aperfeiçoamento dos planos pedagógicos dos professores.

Considerando a realidade sócio, econômica e política da região, dentro de um contexto de profundas mudanças, a FACEAG delineou o seguinte perfil para seus graduandos:

a)   comprometimento com as disciplinas, participando ativamente das aulas, cumprindo rigorosamente os horários e atividades;seriedade para desenvolver mudanças de postura;
b)   experiência profissional, para que coloquem na prática a busca de soluções e mudanças de paradigmas;
c)  alunos que analisem a cultura e subcultura dos consumidores, com intuito de compreender o meio ambiente em que estão inseridos para tomar decisões em um mundo globalizado.

Em função das características acima descritas, o profissional formado no Curso de Administração, deverá ser capaz de:
a)   reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, atuar preventivamente;
b)   introduzir melhoria em processos produtivos, tomar decisões com segurança;
c)   desenvolver a comunicação interpessoal e intrapessoal, utilizando-a como um diferencial competitivo inclusive nos processos de negociação;
d)   desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas entre as relações administrativas e de controle;
e)   ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, abertura às mudanças transnacionais e como a qualidade nos serviços é de fundamental importância para um mercado globalizado;ser um profissional flexível, adaptando-se a diferentes culturas e sub-culturas.

Diferenciais do Curso:

A FACEAG entende como política de extensão o estímulo à participação do aluno em seminários, palestras, congressos, conferências, encontros, cursos de atualização, ação social etc.; nos quais apresente trabalhos, painéis e congêneres.
De acordo com as políticas de extensão estabelecidas pela Instituição, o Curso de Administração tem procurado desempenhar o seu papel por meio do desenvolvimento e implantação de algumas atividades e projetos. Tais como:
a)    Empresa Júnior;
b)    Projetos Sociais.
A “NG – Júnior” se caracteriza como um instrumento privilegiado de integração das atividades de ensino e de extensão, assumindo um papel de grande relevância para o Curso. As atividades nela desenvolvidas, tanto na gestão cotidiana, como nos Projetos encaminhados, devem ser relevantes para o ensino teórico-prático, possibilitando a formação de profissionais competentes para o processo de tomada de decisão nas organizações e despertando, nos alunos, o espírito empreendedor. A complexidade atual no mundo dos negócios exige profissionais capacitados, conhecedores de suas habilidades e com visão holística do ambiente organizacional. É com este propósito que são realizadas diversas conversas e reuniões com alunos e professores, no sentido de ampliar as atividades da “NG – Júnior”.
A “NG – Júnior” constitui-se numa oportunidade para o processo ensino-aprendizado, onde o aluno poderá efetivamente transcender seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e experimentar situações reais para a aquisição de novos conhecimentos.

Resumo:

Nome do Curso: Administração
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria MEC Nº 1770 de 16/12/199, publicado em D.O.U. em 17/12/1999, Reconhecida pela Portaria Normativa MEC nº 40, de 12/12/2007 artigo 31 § 8º, publicada no DOU de 13/12/2007 e republicada no DOU de 29/12/2010.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

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