Marcas de superação: quantidade e qualidade da produção docente UNIESP num único final de semana!

Data: 18/06/2021 | 0 Comentário

A avaliação da produção docente no ensino Superior tradicionalmente passa por dois paradigmas: avaliação pelos pares e avaliação pela quantificação das citações nos meios de publicações . Já há algum tempo, a avaliação por quantificação suplantou a tradição avaliativa qualitativa dos docentes do ensino superior.

As publicações dos docentes da UNIESP S/A, embora sejam feitas também em revistas e anais de outras IES, quase sempre são feitas em revistas e em anais próprios. Cada uma delas tem seu conselho editorial e, assim, seu editor-chefe, mas elas contam ainda com um editor-chefe geral, que avalia os artigos e emite seu parecer a respeito antes da publicação da revista ou dos  anais de que fazem parte. O editor-chefe geral das publicações UNIESP é o Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr, que sempre busca nos trabalhos que avalia os quesitos que os tornam trabalhos "de qualidade", além de , logicamente, sugerir ações de aprimoramento para que esses trabalhos sejam publicados com excelência.

No final desta semana (de 14 a 19 de junho de 2021), a produção docente da UNIESP se superou tanto em quantidade quanto em qualidade, conseguindo, portanto, contemplar os dois parâmetros de avaliação da produção docente do ensino superior. Estão sendo publicadas 2 (duas) Revistas que valem por 3 (três) - duas edições da Revista Intraciência da Faculdade do Guarujá e uma edição da Revista EDUC  da Faculdade do Rio de Janeiro e do Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ - e 3 ANAIS de Encontros de Iniciação Científica da Faculdade de Presidente Prudente/SP.

Sob o ponto de vista qualitativo, essas produções tiveram os seguintes comentários do Parecer emitido pelo Professor João Adalberto Campato Jr sobre cada uma delas, sempre calcados nas normas de publicações da UNIESP:

Revista Intraciência: "É de salientar que,no quadro conceitual, os artigos estão muito bem realizados e sedimentados. O mesmo elogio endereço ao quesito diversidade da formação intelectual dos autores, bem como ao design das produções.

(...) Expresso mais uma vez minhas congratulações à Revista Intraciência, na pessoa de seu editor, Prof. Me. Gustavo Abrahão, cujo trabalho editorial modelar se faz digno de consideração."

Revista EDUC: "Este número da Revista EDUC pode ser qualificado como de muito boa qualidade acadêmica. Há nele, com efeito, adequada quantidade de artigos acadêmicos, estruturados conforme as normas da área.Para além disso, a filiação acadêmica variada dos autores e sua titulação são dignas de nota.

(...) Na maioria, os artigos são muito bons; alguns chegam a ser excelentes."

ANAIS EICI FAPEPE

"(...) Mediante a considerável qualidade dos textos a que tive acesso, bem como a relevância do fomento à iniciação científica proporcionada pelo Encontro, o presente parecer sugere – sem alterações - a publicação dos anais relativos ao ano 2020 – objeto do presente arrazoado.

(...) Este parecer favorável à publicação segue acompanhado das melhores congratulações à Diretora Lilian Gualda – e aos demais membros das Comissões que a apoiam na tarefa editorial - pelo seu decisivo apoio à iniciação científica e pela publicação dos textos advindos desse processo acadêmico."

A qualidade e a quantidade de publicações dos docentes UNIESP podem ser conferidas por você, leitor, nos sites das Faculdades em que eles atuam:  Faculdade do Guarujá, Faculdade do Rio de Janeiro, Centro Universitário do Rio de Janeiro e Faculdade de Presidente Prudente, que também publica periodicamente a Revista Saber Acadêmico.

Boa leitura!

Profa. Rosa Beloto