Quem Somos

História

A criação do Instituto Savonitti de Ensino Superior e a implantação da FACULDADE SAVONITTI, que iniciou suas atividades oferecendo o curso de Bacharelado em Direito, é o coroamento de uma das mais belas histórias familiares de exclusiva dedicação ao Magistério.

Os pais do instituidor e Diretor-Geral do Instituto já se dedicavam à docência desde o final da década de 40. Sua mãe, a Prof. Henriquetta Dominice Savonitti Miranda iniciou sua atividade de Magistério no ensino fundamental em março de 1949, trabalhando nas escolas rurais do interior do Estado de São Paulo, com a alfabetização de alunos que, concentrados em uma única sala, nas quais as quatro séries encontravam-se divididas em fileiras de carteiras, recebiam, concomitantemente, os ensinamentos que, anos mais tarde, lhes possibilitariam galgar postos como os de Prefeito Municipal, Advogado, Engenheiro, Magistrado, e outras funções de destaque em nossa sociedade. Além disso, atuou por quinze anos como Auxiliar de Direção, sempre na rede pública do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, vindo a aposentar-se no ano de 1979.

Seu pai, o Prof. Vicente Corrêa Miranda, formou-se em Odontologia no ano de 1951. Em 1953, iniciou sua vida acadêmica na mesma Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, hoje integrante da Universidade Estadual Paulista – Unesp, onde foi o primeiro ocupante da cátedra de Microbiologia. Tornou-se Professor Titular Livre-docente daquela Casa, tendo sido Chefe de Departamento por diversas vezes. Renomado pesquisador presidiu, ainda, a Associação Brasileira de Microbiologia Oral, por duas oportunidades, tendo tido inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, além de reconhecimento internacional. Faleceu em 15 de novembro de 1985, interrompendo pesquisas que já se encontravam em fase final, indispensáveis para o sucesso no tratamento de canais radiculares dentais, cujos resultados só seriam descobertos por pesquisadores europeus 10 anos mais tarde.

Seguindo os passos do pai, o irmão do Diretor-Geral da FACULDADE SAVONITTI, Prof. Vicente Savonitti Miranda, formou-se em Ciências Biológicas, mestrou-se e doutorou-se em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara. Trabalhou no projeto mundial de decodificação genética da bactéria “xylela fastidiosa”. Parte das pesquisas de sua tese de doutoramento foi realizada nos Estados Unidos da América, nos laboratórios da Universidade de Washington. Atualmente, é Professor-Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia onde, como o pai, ocupa a cadeira de Microbiologia.

Fruto desse ambiente acadêmico-familiar, o destino do Prof. Henrique Savonitti Miranda não poderia ser outro, que não a exclusiva dedicação ao mundo universitário.

Em julho de 1995, ingressou no curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito de São Carlos. Desde o início, já sabia o que queria: ser professor. Iniciava-se, aí, uma repentina história de sucesso.

Em 12 de setembro de 1998, ainda antes de colar grau em Direito, por convite do Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho, iniciou o Curso de Especialização profissionalizante em Direito Tributário, promovido pelo IBET/PUC-SP e IBDT-USP, ministrado no recinto da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em 2 de julho de 1999, colou grau. No dia 17, concluiu o curso de Especialização profissionalizante.

Menos de um mês depois, em 06 de agosto de 1999, iniciou o Programa de Pós-graduação “stricto sensu” de Mestrado em Direito, pela Universidade de Franca. Opção rara na área jurídica, optou por investigar os problemas relacionados ao Ensino Jurídico, contariando a tendência natural de enveredar-se pela análise de questões que envolvem as disciplinas técnicas. Desde logo, contou com o auxílio do Prof. Paulo de Tarso Oliveira, tendo obtido o grau de Mestre em 28 de junho de 2002, com nota máxima e indicação para publicação, dissertando sobre o tema “OAB, Instituições Privadas e Ensino Jurídico”.

 

Missão

"Praticar a Educação Solidária, possibilitando o acesso de todos ao Ensino Superior de qualidade e participando, ativamente, de projetos sociais educacionais e culturais dos setores públicos e privado, com uma atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e ao atendimento a comunidade".

 

 

Diretor Geral:
Paulo Cesar Scatolin

Secretaria Acadêmica:
Alessandra Cristina Dias

Assistente de Secretaria:
Camilla Teodoro

Auxiliar de Secretaria:
Caroline Yamada

Bibliotecário:
Shiron Monika Mariano

Coordenadora do Núcleo Psicopedagogico:
Roseli de Lourdes Gomes

Coordenadora do curso de Direito:
Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla

Assistente de TI
Marcos Valério Martins

Coordenação Comercial
Michele Pereira Costa