Informações Gerais
A arte de estudar e a ler
Estudar: não é uma atividade isolada. O estudo produtivo e otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais é do que montar um sistema de estudo.
Sistema: O sistema de estudo será emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, deslocamento.
Você deve criar um sistema eficiente de estudo, adaptado às suas condições pessoais e circunstanciais.
Ter objetivo: é preciso ter compromisso, autodisciplina, organização, acuidade e flexibilidade.
Como organizar as matérias:
Atitude incorreta |
Atitude correta |
Matéria de que não gosto |
Matéria de que aprendi a gostar |
Matéria da qual não sei |
Matéria da qual estou aprendendo |
Matéria da qual sou fraco |
Matéria da qual ainda sou fraco |
Matéria da qual sou ruim |
Matéria da qual estou ruim no momento/por enquanto |
Matéria da qual não aprendo fácil |
Matéria da qual vou aprender mais |
O que é o estudo:
Aprender – é o primeiro momento, quando ocorre a aula, a leitura, etc.
Apreender – é o segundo momento, em que, mentalmente e/ou de posse de anotações, resumos, CDs, mp3 etc., o aluno revisa, medita, reflete a respeito da matéria.
Praticar – o aluno passa a executar alguma tarefa onde o conhecimento adquirido seja necessário.
Tal fase lhe permite fixar os conhecimentos de forma permanente.
O estudo eficiente é aquele que é feito sistematicamente e com técnica
Pontos básicos: 1 – Ter um objetivo 2 - Preparar o caminho (administrar facilidades e dificuldades) 3 – Aprender a utilizar os seus aliados 4 – Planejar e organizar seu tempo 5 – Compreender que o estudo é uma atividade dinâmica e criativa 6 – Conhecer e utilizar os segredos essenciais do estudo de sucesso (motivação, amor à matéria, curiosidade, acuidade) 7 – Preparar o ambiente |
Resumos e Cores: Faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore. Organiza-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma passada por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitoso, pois estimula mais a atenção. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências.
Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais quentes para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as core também funcionam como uma espécie de ícone.
OBS: Sublinhar ou marcar o texto é uma forma de estudo e ajuda a memorização. A simples atividade de escolher o que marcar já exige alguma elaboração mental que é indispensável no aprendizado. Sublinhar o texto também ajuda na realização de uma leitura de revisão posterior.
O momento ideal para sublinhar é aquele em que já se possui um conhecimento razoável do texto, exatamente para poder decidir quais os pontos mais importantes. Por isso, devemos evitar sublinhar na primeira vez que lemos o texto.
Como definir o que é importante? Sublinhe aquilo que você acha importante. A tendência é que, com o estudo da matéria, a cada dia você esteja mais apto a distinguir o que é e o que não é para sublinhar.
Procure as palavras-chave do texto e os verbos. Outra forma é tentar ir cortando palavras ao máximo possível. As palavras que não puderem ser cortadas por comprometerem o sentido do texto são as mais importantes.
Leitura otimizada: Se é para ler, devemos fazê-lo da forma mais eficiente possível, o que não significa ler rápido. Ler eficiente significa buscar utilidade e prazer no ato de ler.
Leitura dinâmica: Melhor que ler rápido é ler bem e com eficiência.
Falta de leitura: é a maior responsável pela falta de criatividade, pela falta de conteúdo, pelas deficiências na língua portuguesa, na redação e na expressão verbal.
Falta de leitura eficiente: é a maior responsável pela falta de interesse em ler, pela falta de concentração na leitura, pela sua lentidão, pela baixa captação do conhecimento escrito.
Concentração e eficiência na leitura: Em grande parte do tempo efetivamente gasto com a leitura é desperdiçado com divagações. Esta dificuldade em manter a atenção é causa de grandes problemas. É necessário que se desenvolva a concentração pelo emprego de meios capazes de fixar a atenção.
Através de uma avaliação prévia do texto, consegue-se fazer a estipulação dos objetivos com grande economia de tempo, evitando, muitas divagações.
A agilidade da leitura contribui também para a concentração. Quando o processo realiza-se lentamente, existe tempo para que interferências atuem desviando o leitor de sua linha de raciocínio, tendo que retroceder no texto para poder compreendê-lo, o que gera fadiga e desmotivação.
Referência: Douglas, W. Como passar em provas e concursos. Niterói, RJ: Impetos, 2013. |