Araraquara – Alunos de Pedagogia participam de oficina sobre "Práticas Corporais para o Mês da Consciência Negra - Um Diálogo Entre Educadores"

Data: 22/11/2017 | 0 Comentário

No dia 6/11 e no dia 9/11, a Faculdade de Araraquara ofereceu às turmas do 4º e 8º termo de Pedagogia Noturno e à turma do 1º termo, respectivamente, a oficina "Práticas corporais para o mês da consciência negra - um diálogo entre educadores", orientada pela educadora Giovana Candido, em homenagem ao mês da Consciência Negra. A oficina teve o objetivo de atender a necessidade de muitos educadores e trabalhar com a temática de proporcionar uma reflexão e gerar ações para o desenvolvimento de atividades voltadas para a cultura Afro Brasileira dentro da escola.

Sabe-se que o Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2013. Esta oficina vem criar junto aos futuros educadores estratégias de ensino para a reflexão do 20 de novembro, através de exercícios corporais, musicalidade, cantigas e dança.

A palestrante Giovana Candido, é formada em Educação Física (2005), foi bailarina da Cia Afro e do grupo Conexão de São Carlos (1996-2002), coreógrafa, diretora e bailarina da Cia Afro Rhytmus de Araraquara (2010-2012). Produziu o espetáculo "Raízes", o qual estreou na Semana Luiz Antônio (2011), participou do mês da Consciência Negra no Teatro Municipal de Araraquara (2011) e participou do mês da África na cidade Piracicaba (2012). Ela também dirigiu o espetáculo "Brincando em Guiné Bissau" uma parceria com o grupo africano "Netos de Bandim". Foi professora do programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura de Araraquara.

Atualmente é funcionária do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura de Américo Brasiliense onde desenvolve o projeto Dança: "Ritmos Brasileiros" com crianças, adolescentes, adultos e idosos da cidade, desde 2013, os quais se apresentam pela cidade e região: Jogos Regionais, mostra de dança (Gavião Peixoto).