Biblioteca


Acervo

Missão:

A missão da biblioteca universitária “Francisco José Romero” é dispor a informação, viabilizando a atuação plena da UNIESP/ESEFAP na promoção do ensino, pesquisa e extensão.

Estrutura Física:

A biblioteca está localizada na Rua Caetés, esquina com a Rua Nhambiquaras, bem no Centro da Estância Turística de Tupã-SP. Conta com balcão de empréstimos, guarda-volumes, sala de estudos e de leitura, sala de informática, sala de vídeo, terminais de consulta ao acervo, acervo de periódicos, livros, VHS, CDs, DVDs e monografias.

O acervo é de acesso livre, facilitando o acesso aos materiais desejados, sendo possível fazer sua pesquisa através de terminal dedicado ao sistema de biblioteca.

No saguão de entrada há armários onde o cliente poderá deixar bolsas, malas, pastas e mochilas para sua maior tranquilidade.

Funcionamento:

A biblioteca funciona, ininterruptamente, das 9h15 às 22h00 em todos os dia úteis.

Acervo:

O acervo é desenvolvido para melhor atender aos alunos, embasando seu aprendizado. É de livre acesso em toda a sua extensão. Os usuários podem consultar as obras disponíveis no acervo em terminais de consulta dispostos no balcão da biblioteca, ou remotamente via web através do endereço:  http://187.85.203.246/sophia_web/.

O acervo é dividido em: acervo de periódicos, material audiovisual, livros e monografias. É organizado sistematicamente de acordo com as regras internacionais da Classificação Decimal de Dewey.

O acervo conta com: 7.068 exemplares de livros e monografias e com 54 títulos de periódicos (727 itens) em seu acervo.

Processamento técnico:


Todo o processamento técnico do acervo desta biblioteca, bem como os meios pra recuperação dos materiais na base de dados via web é feito por meio do software Sophia biblioteca, da empresa Prima Informática.

Catalogação: é feita de acordo com as regras do AACR2r – Anglo-American Cataloguing Rules (Código de Catalogação Anglo-Americano, segunda edição revisada).

Classificação: o acervo é classificado sistemática e hierarquicamente de acordo com a CDD – Classificação Decimal de Dewey, por ordem de assuntos antevista neste código de classificação. A classificação de autores é feita através da tabela PHA.

Indexação: a escolha dos pontos de acesso (palavras-chave) segue o vocabulário controlado DeCS (http://decs.bvs.br/ ) – Descritores em Ciências da Saúde e do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP (http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 ).

Busca:

O usuário pode recuperar qualquer livro disponível no acervo da biblioteca presencialmente, nos terminais de busca no balcão desta, ou remotamente, pela internet. Para isso, basta acessar a base de dados: http://187.85.203.246/sophia_web/

O usuário poderá fazer uma busca rápida por título, autor, assunto, palavra-chave, editora, série e ISBN/ISSN ou ainda por meio de uma busca combinada, mesclando vários campos através de operadores booleanos (“E”, “OU” e “E NÃO“). Este tipo de busca também pode ser refinada, especificando idioma, período de publicação ou tipo de material (livro, periódico, tese, DVD etc.).

Serviços Oferecidos:

Pesquisa in loco, empréstimo domiciliar, orientação quanto ao uso do acervo, capacitação dos usuários no uso das tecnologias disponíveis na biblioteca, levantamento bibliográfico, comutação bibliográfica, orientação na normalização de trabalhos acadêmicos, acesso à internet na sala de informática e rede wi-fi.

Equipe:

A biblioteca conta com 1 bibliotecário e 2 auxiliares de biblioteca.

 

Acervo de Periódicos

A biblioteca oferece ao cliente inúmeros títulos de periódicos, jornais e revistas científicos e de atualidades.

A Biblioteca faz parte do Programa de Comutação Bibliográfica, o COMUT, que permite a obtenção de cópias de documentos nos acervos de bibliotecas nacionais e internacionais.

Educação Física: 46 Títulos.

Enfermagem: 19 Títulos.

Informações Gerais: 8 Títulos.

Nutrição: 1 Título.

 

Área Física Disponível

A Biblioteca “Francisco José Romero” disponibiliza aos seus alunos espaço físico para leitura, trabalho individual e de grupo.

A biblioteca está instalada em uma área de 121,08m2, incluindo duas salas de estudos individuais medindo 18,28m2.Possui 52 lugares assentos para leitura. Disponibilizamos aos clientes uma sala com dez terminais de acesso ao acervo e à Internet, com impressora.

São 3.000 obras e 72 títulos de periódicos distribuídos em 8 estantes duplas.

O acesso é livre para o acervo de livros e periódicos.

 

Formas de acesso e Utilização da Biblioteca

O sistema do acervo de livros, periódicos e fitas VHS da Biblioteca “Francisco José Romero” é aberto, isto significa que o cliente terá livre acesso às estantes, contando para a localização da obra desejada com o Sistema de Consulta e com pessoal capacitado. 

O cliente da Biblioteca, ao fazer sua pesquisa em nossa base de dados, poderá consultar os materiais no recinto da Biblioteca, ou mesmo fazer o empréstimo domiciliar. 

A coleção de CD ROMs é fechada, devido à necessidade de maior segurança deste suporte informacional. 

O atendimento ao cliente é feito “in loco”, via telefone, fax e correio eletrônico.

 

Políticas de Atualização de Acervo

INTRODUÇÃO

Art. 1º. A Biblioteca “Francisco José Romera” é responsável pela oferta de materiais bibliográficos e especiais para os discentes dos cursos oferecidos pela ESEFAP.

Art. 2º A Biblioteca, ao visar o desenvolvimento e a atualização do acervo, estabelece critérios para as rotinas de Seleção, Aquisição, Recepção de Doação e Desbastamento do Acervo.

Art. 3º. A Biblioteca tem como objetivos: 

a) embasar a duplicação de títulos; 
b) estabelecer materiais prioritários para aquisição; e 
c) segurar o desbastamento das coleções.

CAPÍTULO II

SELEÇÃO


Art. 4º. Não haverá censura de qualquer obra indicada. As áreas de abrangência das coleções serão atendidas igualitariamente, observando-se aos critérios gerais abaixo especificados:

a) número de usuários potenciais que poderão se beneficiar com os materiais;
b) adequação do material aos objetivos e nível educacional da instituição;
c) autoridade do autor e/ou editor;
d) edição atualizada;
e) qualidade técnica;
f) língua acessível;
g) preço acessível;
h) condições físicas dos materiais; e
i) escassez de material sobre o assunto no acervo da Biblioteca.

Art. 5º Livros

§1º. Seleção qualitativa: A responsabilidade pela qualidade da coleção se dá através da cooperação entre bibliotecário e corpo docente, cabe ao conjunto a responsabilidade pela seleção do material. O docente indicando sua bibliografia básica e o Bibliotecário informando novas publicações através de várias formas como consulta a catálogos, bibliografias especializadas, sugestões de clientes da Biblioteca.

§2º. Seleção quantitativa:

a) Bibliografia básica nacional: Adquirir a maioria dos títulos das bibliografias básicas de cada disciplina, sendo que o número de exemplares será calculado na proporção de um exemplar de obra, para cada dez alunos.
b) Bibliografia básica importada: Caso não haja tradução em português, será adquirido apenas um exemplar de cada título. 
c) Bibliografia complementar: Adquirir um exemplar de cada título, somente em casos excepcionais em que a demanda seja grande, ou por indicação do docente para a compra de mais exemplares.

Art. 6º. Periódicos.

§1º. Passos para a reestruturação do acervo de Periódicos:
a) Identificar obras provenientes de doação, compra ou permuta;
b) Obter números antigos e atrasados de publicações de relevância para os cursos;
c) Estabelecer sistemática para a manutenção das revistas existentes e a expansão da coleção com a aquisição de outras obras publicações periódicas;
d) Definir proporcionalidade dos títulos entre os cursos e o seu respectivo número de alunos, bem como número de professores envolvidos na área;
e) Observar estatísticas de uso dos periódicos; e
f) Cancelar títulos que não atendem as necessidades.

CAPÍTULO III

AQUISIÇÃO


Art. 7º. A aquisição de materiais bibliográficos, periódicos e materiais não convencionais podem ser feita através das seguintes modalidades:

§1º. DOAÇÃO: Não serão adicionados novos títulos e/ou volumes ao acervo somente porque foram recebidos de forma gratuita. As doações poderão ser incorporadas ao acervo, doadas às outras instituições ou mesmo descartadas, mediante a observação dos seguintes critérios:

I – Livros, obras de referência e recursos audiovisuais:

a) Estado físico do documento;
b) relevância do conteúdo do documento para à comunidade universitária; e
c) atualização do tema abordado no documento.

II – Periódicos:

a) No caso da existência do título serão aceitos para completar falhas e/ou coleção; e
b) no caso de não existência do título serão aceitos somente aqueles cujo conteúdo seja adequado aos interesses da comunidade universitária.

§2º. COMPRA: o planejamento prioriza a aquisição de:

a) Bibliografia básica;
b) Bibliografia complementar;
c) Obras de referência para os cursos de graduação e pós-graduação;
d) Periódicos de referência municipal, estadual e nacional; e
e) Periódicos indicados em bibliografia básica ou por indicação dos docentes.

§ 3º. PERMUTA: Inicialmente não é possível a realização desse tipo de aquisição por inexistência de obras específicas para esse fim, em breve, com a publicação da Revista Científica da Esefap, a instituição passará a efetuar a permuta.

CAPÍTULO IV

DESBASTAMENTO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO E ESPECIAL


Art. 8º. Trata-se de processo contínuo e sistemático na busca da racionalização do espaço e equilíbrio da qualidade da coleção. 

Art. 9º. O remanejamento do material bibliográfico será efetuado quando houver necessidade à abertura de espaço aos materiais novos. Referido Material será depositado adequadamente, em espaço próprio. 

Art. 10. Poderá ser utilizado o descarte, de materiais retirados do acervo ativo, após avaliação, possibilitando economia de espaço. Este material será doado às outras instituições.

Art. 11. Será mantido o registro de livros descartados, mesmo retirado do acervo, para fins de estatísticas e acompanhamento do crescimento da coleção. São utilizados os seguintes critérios para descarte de livros.

a) Inadequação;
b) Desatualização;
c) Condições físicas; e 
d) Duplicatas.

Art. 12. Critérios para descarte de periódicos.

a) Coleções encerradas e sem relevância;
b) Coleções de tema geral e temporário; e
c) Duplicata.

Art. 13. A reposição do material extraviado ou perdido não será efetuada instantaneamente, salvo se o grau de importância o exigir.

Art. 14. A utilização sistemática de Métodos de Avaliação de Coleção permite obter diretrizes quanto à seleção, aquisição, acessibilidade, desbastamento, interesse dos usuários e atualização desta Política de Desenvolvimento de Coleções.

Art. 15. Método quantitativo: estatísticas de utilização das coleções de livros, periódicos e de materiais especiais e não convencionais.

Art. 16. Método qualitativo: questionários aplicados em grupos de clientes atendidos pela Biblioteca, que poderão ser discentes, docentes e até mesmo técnico-administrativos da instituição.

Art. 17. Os dados obtidos através da aplicação destes métodos, resultarão em publicação anual de Relatório da Biblioteca “Francisco José Romero”.

Art. 18. Avaliações de uso para identificar títulos que necessitam duplicatas devem ser permanentes.

Art. 19. O Desenvolvimento de Coleções é um programa que deverá ser revisado continuamente para que cumpra com a sua finalidade: equilíbrio da qualidade X quantidade.

Art. 20. Preservação e conservação:

a) evitar a incidência direta de raios solares na coleção ou janelas abertas trazendo impurezas da rua; 
b) higienização mantida regularmente como medida de preservar a integridade física do material bibliográfico, além de mantê-lo em condições adequadas de manuseio e uso;
c) pequenas intervenções na própria Biblioteca para recuperação física do material, e, dependendo da situação, são encaminhados para encadernação em serviços terceirizados.

 

Política de Informatização

Informatização do Acervo

Em razão da crescente demanda pela comunidade docente e discente por serviços prestados pela Biblioteca "Francisco José Romero", tornou-se necessário a implantação de Sistema de Gerenciamento de Biblioteca SOPHIA. desenvolvido por empresa com grande experiência na área, facultando assim uma maior qualidade no atendimento prestado.

Atualmente a Biblioteca passa por processo de migração de dados do sistema antigo para o Sistema Desenvolvido pela Prima Informática, empresa de São José dos Campos.

No início da informatização da Biblioteca, a Instituição optou pelo desenvolvimento do próprio sistema em razão de contar com equipe especializada e competente, fazendo parte desta equipe a Bibliotecária e os Analistas de Sistemas da Instituição. O cadastro de livros é completamente informatizado, e atualmente estamos em fase de inserção do cadastro de periódicos e artigos de periódicos

Cadastro de Obras:

a) Observamos se já existe o cadastro de obra com mesmo título? Se não existe, ou existe com edição diferente desta que estamos cadastrando, abriremos cadastro para uam nova obra. Se existe com a mesma edição apenas incluiremos os exemplares recentes.
b) Pesquisa do Número CDD em que será cadastrada a obra a ser incluída? Pesquisar em outras bibliotecas da área quais as classificações utilizadas e estabelecer a que melhor se adapta à nossa realidade, utilizando para isso a Classificação Decimal de Dewey, as páginas dos catálogos de bibliotecas como as da USP, UNESP, UNICAMP, PUC e outras universidades federais.
c) Quais os responsáveis pela obra e quais nomes serão inseridos no cadastro? Identificar os participantes e o tipo de responsabilidade que existe na obra. Pesquisar no Sistema da Biblioteca se os responsáveis já estão cadastrados. Sendo a resposta negativa para um deles, cadastrá-lo no campo indicado, informando se código de autor através da Tabela PHA.
d) Quais as palavras-chave que serão utilizadas para descrever o conteúdo informacional da obra? Para que os dados sejam cadastrados no Sistema de Bibliotecas, há a necessidade de fazer uma rigorosa pesquisa em diversos organismos procurando a padronização do vocabulário empregado.

Circulação das Obras:

As rotinas de empréstimo, devolução e controle de atrasos na devolução de livros e fitas VHS são informatizadas, inclusive o gerenciamento de penalidades, quando do atraso.

Sistema de Pesquisa das Obras:

Quais as palavras-chave que serão utilizadas para descrever o conteúdo informacional da obra? Para que os dados sejam cadastrados no Sistema de Bibliotecas, há a necessidade de fazer uma rigorosa pesquisa em diversos organismos procurando a padronização do vocabulário empregado.

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.